dicas de como fazer transicao capilar de liso para cacheado dicas de como fazer transicao capilar de liso para cacheado

COMO FAZER TRANSIÇÃO CAPILAR DE LISO PARA CACHEADO? DICAS PARA COMEÇAR

A transição capilar do liso para o cacheado é um assunto que gera muitas dúvidas. Por essa razão, quem decide assumir os cachos de vez pode ter um pouco de dificuldade em saber quando e como começar. Nessa fase inicial, o mais importante é buscar o máximo de informação sobre o tema, principalmente quais são os cuidados e produtos indispensáveis em cada etapa. Vale a pena ressaltar que os fios quimicamente alterados não voltam ao natural de uma hora para outra. Portanto, é bom ter em mente que esse não é um processo simples e requer bastante persistência.

Se você quer abandonar a química, mas não sabe como fazer a transição capilar de liso para cacheado, o Fique Diva separou algumas dicas que vão te ajudar a dar o primeiro passo.

O QUE É TRANSIÇÃO CAPILAR?
A transição capilar consiste em deixar os cabelos crescerem de forma natural sem intervenção química. Você pode começar o processo a qualquer momento, basta abrir mão dos procedimentos que alteram a estrutura dos fios. O movimento ganhou força nos últimos anos e tem encorajado cada vez mais pessoas a assumirem seus cachos.

O cabelo em transição capilar passa por uma série de transformações. Por conta do crescimento da raiz, os fios podem ficar com partes lisas, onduladas, cacheadas e crespas ao mesmo tempo. Algumas pessoas decidem cortar todo o comprimento com química, enquanto outras preferem ir tirando aos poucos. Não existe uma regra de como passar pela transição capilar. Cada um vive a experiência do jeito que se sente mais confortável.

A principal recomendação para todos os cabelos em transição é investir em uma rotina de cuidados que inclui hidratação, nutrição e reconstrução. O método é conhecido como cronograma capilar e ajuda a fortalecer os fios para que os cachos cresçam fortes e saudáveis.

FAÇA AS PAZES COM SEU CABELO NATURAL
Antes de abandonar os procedimentos químicos e assumir o cabelo natural definitivamente, é muito importante ter certeza da sua decisão. A transição do liso para o cacheado ou crespo é um processo íntimo que envolve autoconhecimento, quebra de paradigmas e, acima de tudo, autoestima.

Normalmente, quem passa muito tempo com os fios alisados costuma sentir uma grande diferença com o retorno dos cachos, principalmente no que diz respeito à rotina de cuidados. A dificuldade de se adaptar ao novo visual pode desanimar algumas pessoas, que acabam desistindo no meio do caminho.

Portanto, esteja consciente de todos os desafios da transição capilar e não se deixe levar pelas opiniões alheias. A volta do cacheado exige muito foco, persistência e determinação. Quando você tem certeza do que quer, o processo fica mais fácil e nada é capaz de te desviar do seu objetivo.

CONVERSE COM UM CABELEIREIRO ESPECIALIZADO EM CABELOS CACHEADOS
Embora a internet esteja repleta de dicas de como começar a transição capilar, vale a pena conversar com um bom cabeleireiro. Um profissional capacitado vai te ajudar a entender melhor quais são as necessidades do seu cabelo e quais tratamentos você deve investir mais. Além disso, um expert no assunto ainda pode te dar orientações sobre como montar um cronograma capilar e os melhores produtos para usar durante o processo. Por isso, dê preferência a cabeleireiros especializados em cabelos cacheados.

Outra vantagem de conversar com um cabeleireiro é receber indicações de como disfarçar as duas texturas durante a transição. Até que a química saia completamente dos fios, seu cabelo vai apresentar partes lisas e cacheadas ao mesmo tempo. Nessa fase, é interessante apostar em algumas técnicas para definir os cachos. O profissional também pode sugerir opções de corte para a fase de transição capilar, como o big chop ou o corte em camadas.

DESCUBRA QUAL A CURVATURA DO SEU CABELO
Os tipos de cachos são definidos de acordo com sua curvatura. Saber qual grupo seu cabelo se enquadra faz toda a diferença no processo de transição capilar de liso para o cacheado. Esse detalhe é relevante porque cada ondulação possui características que determinam os cuidados e produtos necessários para os fios. Os tratamentos indicados para cabelos cacheados bem definidos, por exemplo, não têm o mesmo efeito nas madeixas com cachos mais abertos.

Para identificar qual o seu tipo de cacho, observe seu cabelo sem nenhuma finalização. No início, você pode ter um pouco de dificuldade para descobrir qual a curvatura, mas à medida que a química for saindo, fica mais fácil. Basta observar a ondulação predominante na parte natural. Dessa forma, você conseguirá determinar em quais tipos de cabelo cacheado suas madeixas se encaixam. Use a tabela de curvatura como parâmetro. A lista possui os tipos ondulados, cacheados, e crespos, cada um separado em três categorias.

CABELO EM TRANSIÇÃO CAPILAR: O QUE FAZER?
O cabelo em transição capilar precisa de cuidados redobrados. Os processos de alisamento danificam os fios e retiram boa parte dos nutrientes que garantem saúde e força às madeixas. Por esse motivo, é necessário ter um bom cronograma capilar ao longo de todo o processo de transição. Os tratamentos indispensáveis nessa etapa são a reconstrução, nutrição e hidratação. Aposte em máscara, creme de pentear e um bom óleo capilar para montar seu cronograma.

Os produtos para transição capilar devem repor os nutrientes que o cabelo precisa. Uma dica é apostar em máscaras formuladas com óleo de coco, um dos maiores aliados na recuperação dos fios danificados e sem vida. A Máscara Concentrada Niely Gold Nutrição Mágica devolve os nutrientes e lipídios dos cabelos. A combinação do óleo de coco e abacate garante saúde e hidratação, deixando os fios macios e com um brilho incrível.

Para auxiliar na definição, o ideal é usar uma linha de creme para pentear para transição capilar. O creme Cachos do Seu Jeito une a nutrição do óleo de linhaça com a poderosa hidratação da manteiga de karité. O produto oferece maciez, volume e definição na medida certa, além de um sistema escudo protetor, com tecnologia antifrizz, antipoluição e proteção térmica para os cabelos.