Fique Diva - 5 mitos e verdades sobre umectação capilar!

13/07/2018 / Publicado por Marina Couto

5 mitos e verdades sobre umectação capilar!

A umectação capilar é um tratamento feito com óleo vegetal, aplicado diretamente nos fios, incluindo a raiz

A umectação capilar é um tratamento feito com óleo vegetal, aplicado diretamente nos fios, incluindo a raiz

A umectação é um tratamento capilar feito com óleos ou manteigas vegetais, que ajuda a nutrir profundamente os cabelos. É um processo simples, que consiste em passar o produto natural por todo o fio, incluindo a raiz, e deixar agir por no mínimo duas horas antes de enxaguar. Mas o ritual é ainda cercado por muitos mitos e verdades, o que faz muita gente desistir de experimentá-lo. Confira as principais dúvidas sobre umectação e o que de fato é verdadeiro ou não sobre o tratamento.

1 - O óleo vegetal pode prejudicar o couro cabeludo

MITO. Pelo contrário! O óleo vegetal pode ser usado em todo o cabelo, com o foco principal na raiz, massageando bem a região. Isso faz com que o produto natural penetre com facilidade no couro cabeludo, nutrindo os fios, auxiliando no crescimento e fortalecendo as madeixas. Além disso, ele é ótimo para ser usado antes do shampoo, pois previne o ressecamento.

2 - Todas as divas podem fazer umectação nos fios, das lisas às crespas.

VERDADE. Como os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais ressecados do que os outros, a umectação é muito indicada para esses tipos de fios, pois ajuda a repor a oleosidade natural. Mas isso não impede que as divas lisas também façam uso do óleo vegetal para cuidar das madeixas. Vale a pena experimentar!

3 - A umectação pode ser feita na etapa da nutrição do cronograma capilar

VERDADE. O cronograma capilar possui três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Na segunda etapa, é possível fazer o tratamento com uma máscara concentrada nutritiva, mas, se você quer potencializar a nutrição dos fios, vale a pena trocar o creme pelo óleo vegetal. O tempo mínimo de ação é de duas horas, mas a melhor pedida é usar o produto à noite, dormir e só retirá-lo no dia seguinte. O efeito é mara!

 

4 - O óleo vegetal não sai dos fios completamente

MITO. Na verdade, isso varia muito de acordo com o tipo de fio, e algumas divas podem ter dificuldade em tirar o óleo vegetal das madeixas, mas ele sai sim! Quer algumas dicas? Dilua o shampoo em água para facilitar a lavagem por todo o couro cabeludo. Outra dica é passar um pouco de condicionador primeiro no comprimento e pontas, para “derreter” o óleo e, em seguida, fazer a lavagem como de costume. Ah! Se você faz uso do condicionador co-wash, pode aplicá-lo diretamente na raiz.

5 - Nem todos os óleos podem ser usados na umectação

VERDADE. Para fazer a umectação capilar, o óleo precisa ser 100% vegetal, sem nenhum resquício de silicone ou algum mineral. Óleo de coco, óleo de rícino e azeite são algumas opções naturais que funcionam muito bem em todos os tipos de fio. Que tal investir?

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram