Fique Diva - A transição capilar e o resgate da ancestralidade preta: assumir o cabelo natural é muito mais que estética!

18/10/2018 / Publicado por Vitória Quirino

A transição capilar e o resgate da ancestralidade preta: assumir o cabelo natural é muito mais que estética!

A transição capilar fez parte da jornada capilar de muitas mulheres nos últimos anos e tem papel importantíssimo na conexão com a ancestralidade negra

A transição capilar fez parte da jornada capilar de muitas mulheres nos últimos anos e tem papel importantíssimo na conexão com a ancestralidade negra

A transição capilar é o período de crescimento de cabelos crespos e cacheados, que antes eram modificados por procedimentos químicos. Porém, o movimento de aceitação valoriza os fios com curvatura e possui um significado muito maior do que apenas estético para quem vivencia o processo. E quando focamos em qual beleza foi oprimida por tanto tempo, pode-se entender a importância da transição para a ancestralidade preta.

A aceitação dos cabelos crespos e cacheados é responsável por ir contra a pressão estética, o racismo e o preconceito. E essas questões levaram muitas meninas e mulheres negras a recorrerem aos processos químicos com a intenção de negar uma característica essencial para a construção da autoestima e do amor-próprio: seus cabelos. E o Fique Diva separou alguns motivos que reforçam a relevância da transição capilar para o povo negro. Confira!

O movimento de aceitação dos cabelos naturais não é moda

Por ter surgido na internet e ter influenciado tantas marcas a produzir produtos específicos para os cachos, muita gente acredita que o movimento de aceitação é uma tendência. Porém, relacionar as vantagens da transição capilar com apenas uma moda passageira é, no mínimo, injusto. As técnicas e métodos de como cuidar dos cabelos com curvatura não irão morrer com o tempo, mesmo que as crespas e cacheadas decidam optar novamente pela química.

A transição capilar é muito maior do que a questão estética

Outra questão que comprova a importância da transição capilar para o povo negro são os benefícios que o processo trazem para aceitação da beleza natural. Por muito tempo as mulheres negras tiveram o direito de ter autoestima negado por uma cultura de exaltação ao padrão europeu. E ao serem abraçadas por um movimento pensado para elas, essas barreiras caíram por terra.

Os cabelos crespos e cacheados se tornaram uma opção

Há alguns anos atrás os cabelos com curvatura estavam destinados a serem tratados com procedimentos químicos logo cedo. Por conta disso, a maioria das mulheres que passa pela transição capilar não tem a menor noção de como ficarão suas madeixas. E com a popularização da transição capilar, as mulheres negras possuem outras opções além do alisamento, progressiva e relaxamento. E entre essas alternativas estão os fios naturais e os penteados protetores, como box braids, twists e dreads removíveis.

 

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram