facebook instagram twitter youtube
Tratamento

Argila no cabelo: saiba para que serve o produto e conheça os benefícios do tratamento para os fios

Quem é adepta das misturinhas caseiras sabe que a argila faz muito bem para a pele. Uma máscara facial com o produto remove as células mortas e dá uma renovada na aparência do rosto. Mas você sabia que a argila também é ótima para o cabelo? O mais legal é que tem uma para cada necessidade capilar, trazendo vários benefícios. Confira aqui no Fique Diva e escolha a sua preferida!

A argila branca e a roxa são perfeitas para cabelos loiros e platinados

As propriedades da argila são muito benéficas e eficientes para as madeixas, pois hidratam, nutrem e podem devolver a queratina perdida pelos cabelos danificados. O produto melhora o estado dos fios fragilizados, principalmente, por conta de procedimentos químicos agressivos. Por isso, é muito indicada para quem é platinada.

A argila roxa, por sua vez, ajuda a amenizar o amarelado dos fios loiros e pode ser usada tanto misturada à máscara de hidratação quanto na raiz, para limpar e desintoxicar o couro cabeludo. Se precisar fazer uma reconstrução com o produto, pode misturá-la com um pouco de água morna e queratina líquida até formar uma pastinha e aplicar nos fios. Uma hidratação após o tratamento vai deixar seus cabelos mais maleáveis e brilhosos.

Quem sofre com oleosidade excessiva pode apostar na argila verde

Por mais que lavem as madeixas corretamente, as mulheres de cabelos oleosos ou mistos sabem que nem sempre dá para controlar a oleosidade. Algumas mudanças de hábitos podem funcionar, mas, se quiser uma ajudinha extra, faça uma esfoliação no couro cabeludo com a argila verde.

Ela vai fazer uma limpeza profunda na raiz, eliminando os resíduos de produtos e a sujeira do dia a dia que acabam acumulando na região. A massagem feita no tratamento também vai estimular o crescimento capilar, já que ativa a circulação sanguínea e aumenta a quantidade de oxigênio que transporta os nutrientes por toda a fibra capilar.

A argila preta fortalece os fios, evitando a quebra

Esse produto é poderoso! A argila de coloração bem escura, também conhecida como lama vulcânica, protege os fios como uma capa blindada, o que evita que eles quebrem com facilidade. Para isso, no entanto, é necessário cuidar das madeixas com um bom cronograma capilar, para que os nutrientes fiquem “presos” nessa blindagem.

Para as meninas de cabelos escuros, a argila funciona como um banho de brilho. Se você tem cabelos claros ou muito porosos, é melhor escolher outra, para não correr o risco de tingir os fios. A argila preta também ajuda no tratamento da caspa, mas vale consultar um profissional de confiança antes para saber se você pode usar.

É ruiva? A argila vermelha funciona como um tonalizante natural

Assim como a preta ilumina os fios mais escuros, a argila vermelha também realça os fios ruivos. Como a coloração desbota com facilidade, vale apostar no produto para garantir a nuance por mais tempo. Além disso, ela hidrata as madeixas e é rica em minerais que ajudam a limpar o couro cabeludo.

A dica é usar antes do banho, fazendo uma pastinha líquida com água filtrada e aplicando diretamente na raiz. Se sobrar um pouco dessa mistura, faça uma máscara facial - a argila vermelha previne o envelhecimento precoce da pele e diminui linhas de expressão! Não é mara?

Últimas matérias

4 dicas para fazer a maquiagem durar mais na pele oleosa
Qual é o melhor tipo de shampoo para o meu cabelo?

Temas relacionados