Fique Diva - Cabelo cacheado sem brilho: dicas de tratamento para se livrar do ressecamento dos cachos

28/07/2016 / Publicado por Ariel Borges

Cabelo cacheado sem brilho: dicas de tratamento para se livrar do ressecamento dos cachos

Os cachos perdem o brilho porque ficam ressecados - @asiaanastasia

Os cachos perdem o brilho porque ficam ressecados - @asiaanastasia

Os cabelos cacheados são naturalmente ressecados - @alleyesonjordyc

Os cabelos cacheados são naturalmente ressecados - @alleyesonjordyc

Invista no cronograma capilar - @briiibeauty__

Invista no cronograma capilar - @briiibeauty__

Quem usa químicas nos fios deve apostar na reconstrução - @anna.petrenko

Quem usa químicas nos fios deve apostar na reconstrução - @anna.petrenko

Evite lavar os fios em água quente - @itsmyrayeraye

Evite lavar os fios em água quente - @itsmyrayeraye

Capriche na finalização para evitar o aspecto ressecado - @lionbabe

Capriche na finalização para evitar o aspecto ressecado - @lionbabe

Amiga, se você tem cabelo cacheado, provavelmente, o ressecamento faz parte da sua vida. É natural: a estrutura em espiral faz com que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo, tenha mais dificuldade de chegar até as pontas. Quanto mais fechadinho (ou mais crespo) for seu fio, mais ressecados eles são. E isso também causa opacidade, aumenta a probabilidade de quebra e também enfraquece, mas resolver esse problema é supersimples com os tratamentos corretos no dia a dia.

Cuidado com a temperatura da água na hora do banho

A água muito quente dilata as cutículas dos fios, resultando no ressecamento excessivo. Além disso, suas madeixas podem ficar mais fracas, quebradiças e com o aspecto opaco (e você não quer isso, né?).

A temperatura alta também causa rigidez nos fios, ou seja: eles ficam totalmente sem movimento. Então você já sabe: na hora de lavar a cabeleira, a temperatura deve estar, no mínimo, morna. Um truque para dar mais brilho é terminar o banho com um último jato de água fria nos cachinhos: ela vai fechar as cutículas totalmente.

Capriche na finalização

A gente costuma se preocupar com a finalização dos cachos só quando queremos mais definição ou volume, mas ela é essencial para dar um aspecto brilhoso nas madeixas também. Descubra qual creme para pentear, leave in, gel ou óleo fica melhor nos seus fios e se joga!

Cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução regularmente

O cronograma capilar é a solução de todos os problemas dos seus fios. Cada uma das etapas é responsável por tratar seus cachinhos de uma forma diferente e devolver a saúde capilar. Madeixas saudáveis são sinônimo de cabelo brilhoso e longe do ressecamento. Dá uma olha em cada tratamento e monte sua agenda:

Hidratação

A hidratação é superimportante porque devolve aos fios a água que eles perdem diariamente. Sério, até os raios solares, a poluição da cidade e a umidade do ar tiram água dos cabelos. O tratamento é feito com a máscara concentrada e você pode potencializar o procedimento misturando algumas gotinhas de óleo de argan no creme.

Nutrição

Assim como no nosso corpo, a hora da nutrição é responsável por repor os lipídios, proteínas e vitaminas aos fios danificados. O tratamento também é a principal arma contra o ressecamento, porque supre a falta de oleosidade natural dos cachinhos. Isso acontece porque as máscaras de nutrição juntam manteigas e óleos vegetais a componentes hidratantes e deixam os cabelos macios e brilhosos. Essa também é a etapa que pode ser substituída pela umectação com óleo vegetal.

Reconstrução

A reconstrução é essencial para as adeptas dos tratamentos químicos, porque repõe a massa capilar que os relaxamentos e colorações tiram dos cabelos. Ela age profundamente na fibra dos fios, restaurando a força deles de dentro para fora. Para alcançar esse resultado, você pode usar uma máscara à base de queratina ou a própria queratina líquida em uma cauterização.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram