Fique Diva - Cabelo com baixa porosidade: como fazer o teste e cuidar desse tipo de fio

21/08/2018 / Publicado por Marina Couto

Cabelo com baixa porosidade: como fazer o teste e cuidar desse tipo de fio

O cabelo com baixa porosidade tem mais dificuldade em absorver nutrientes, porque as cutículas são mais fechadas

O cabelo com baixa porosidade tem mais dificuldade em absorver nutrientes, porque as cutículas são mais fechadas

Cuidar dos cabelos é essencial para que os fios estejam sempre bonitos e saudáveis. No entanto, mesmo seguindo uma rotina certinha de beleza, você ainda sente que suas madeixas continuam do mesmo jeito, sem responder direito aos tratamentos? Isso pode ser então um sinal de baixa porosidade! Para identificar e saber lidar melhor com os cabelos desse tipo, o Fique Diva separou algumas dicas para você!

Como saber se o cabelo está com baixa porosidade?

A porosidade dos fios está diretamente relacionada à situação em que a cutícula capilar se encontra. Ou seja, quanto mais aberta a cutícula, mais poroso e ressecado o seu cabelo está. No entanto, os produtos de tratamento penetram com muito mais facilidade nos fios desse topo.

Já o cabelo está com porosidade baixa tem as cutículas bem fechadinhas, o que dificulta um pouco a passagem de nutrientes para os fios. É o caso, por exemplo, dos cabelos alisados com escova progressiva, que tende a selar completamente as madeixas. Mas, para ter a certeza da real situação dos seus cabelos, o teste de porosidade é a melhor pedida.

O que fazer para abrir a cutícula dos fios?

Agora que você já fez o teste e sabe que seu cabelo está com baixa porosidade, é hora de partir para a ação. Isso não significa que você tenha que deixar suas madeixas extremamente porosas, mas é preciso abrir um pouco essas cutículas para que os tratamentos possam funcionar melhor nos seus fios.

Uma dica é usar um shampoo antirresíduos uma vez por semana, que limpa com profundidade e deixa a fibra mais receptiva aos cremes. Se você achar que o produto é muito agressivo, o shampoo transparente já é uma boa opção. Além disso, você pode lavar os cabelos com água morna antes de usar o shampoo, que também ajuda a deixar a cutícula mais aberta.

 

Cabelo com baixa porosidade precisa de hidratação!

O cabelo com baixa porosidade tem um toque mais macio e costuma ser mais brilhoso também, mas aparência não é tudo, diva! Mesmo assim, os fios precisam de tratamento constante para ficarem sempre fortes e saudáveis, principalmente se você faz algum tipo de química.

Nesse caso, a hidratação é o tratamento mais indicado. Para as divas que estão na correria, a boa e velha máscara concentrada já funciona bastante. Quer investir em receitas caseiras? Então vá de babosa, maizena ou leite de coco para fazer misturinhas. O resultado fica incrível!

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram