Fique Diva - Cabelo crespo 4c: tratamento, finalização, cuidados... tudo sobre o tipo de fio!

19/10/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Cabelo crespo 4c: tratamento, finalização, cuidados... tudo sobre o tipo de fio!

Os cabelos crespos do tipo 4C precisam de cuidados específicos para ficarem ainda mais lindos! O pré poo, a nutrição e as rotinas liberadas são algumas dicas de como tratar as madeixas

Os cabelos crespos do tipo 4C precisam de cuidados específicos para ficarem ainda mais lindos! O pré poo, a nutrição e as rotinas liberadas são algumas dicas de como tratar as madeixas

Tratar corretamente os cabelos crespos e cacheados garante maior controle sobre as características naturais desses fios. E isso significa que você não vai mais sofrer para ter definição ou para usar o frizz e o volume ao seu favor. É verdade que os fios com curvatura são uma verdadeira caixinha de surpresa, mas ao dominar os conhecimentos certos de lavagem, cuidados e finalização, tudo fica mais fácil. E nessa matéria as dicas são direcionadas para as donas das lindíssimas madeixas 4C. Quer saber tudo sobre esse tipo de fio? Vem com a gente!

O pré poo é uma etapa essencial para facilitar a higienização dos cabelos 4C

Você já conhece a palavra do pré poo? Essa técnica é maravilhosa para os cabelos crespos, mas ainda é pouco difundida entre as donas de fios 4C. O método consiste na aplicação de cremes específicos ou óleos vegetais nas madeixas, de 30 minutos a uma hora antes da lavagem. Com esses produtos nos fios, o próximo passo é desfazer os nós com a ajuda dos próprios dedos.

Essa etapa evita as longas horas usadas para desembaraçar o cabelo e evita a quebra por excesso de manipulação. E se você ainda não se convenceu da eficácia do tratamento, vale lembrar que a umectação pode ser considerada um tipo de pré poo. Não custa nada tentar, diva!

As rotinas liberadas ajudam a manter a hidratação nos cabelos

Os cabelos crespos são naturalmente mais secos. E isso acontece porque o óleo produzido na raiz tem algumas barreiras para chegar às pontas, por conta do formato em “Z” que o fio possui. Devido a esse fator, é sempre bom evitar produtos que estimulam o ressecamento, como as fórmulas com álcool ou quantidade excessiva de sulfato. Porém, o sulfato é o principal agente limpante dos shampoos convencionais.

A melhor solução para esse problema são as rotinas liberadas, que não permitem o uso de sulfatos, petrolatos, parafinas e silicones. O resultado são cabelos hidratados, macios, sedosos e com bastante brilho. Todos os produtos de Soft Poo, da linha Diva de Crespo, são liberados para low poo. Fica a dica!

Nutrição é a etapa mais importante no cronograma capilar das crespas

Por ter maior tendência ao ressecamento pela falta de óleo, a nutrição acaba sendo a etapa principal do cronograma capilar de cabelos 4C. Quando você tiver a oportunidade de usar um óleo, pode abusar diva! A reposição de lipídios vai fazer com que seus fios fiquem mais maleáveis, nutridos e com muito brilho. Então, tá valendo investir nos banhos de óleos vegetais, adicionar o produto às máscaras de tratamento e também usá-lo nas finalizações.

Teste diferentes técnicas de finalização para encontrar o melhor resultado

No quesito finalização, os resultados são muito pessoais pois dependem do gosto de cada uma. Algumas meninas adoram um volumão, outras preferem ter muita definição e ainda existem as que curtem o melhor dos dois mundos. Por conta disso, vale a pena testar diferentes métodos e encontrar o que funciona melhor para você. A fitagem, a texturização e o blowout são algumas das técnicas que valorizam o que os cabelos crespos têm de melhor.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram