Fique Diva - Cabelo crespo é dominante ou recessivo? Descubra qual é o seu gene

31/07/2018 / Publicado por Marina Couto

Cabelo crespo é dominante ou recessivo? Descubra qual é o seu gene

Os genes, que podem ser recessivos ou dominantes, são responsáveis pelas características físicas do ser humano, como cor de pele e tipo de cabelo

Os genes, que podem ser recessivos ou dominantes, são responsáveis pelas características físicas do ser humano, como cor de pele e tipo de cabelo

Umas das características do gene dominante é o cabelo crespo, assim como os olhos escuros

Umas das características do gene dominante é o cabelo crespo, assim como os olhos escuros

Apesar de ser um gene dominante, cabelo crespo não é tudo igual!

Apesar de ser um gene dominante, cabelo crespo não é tudo igual!

Todo ser humano recebe do pai e da mãe uma carga genética, responsável por todas as suas características físicas. Esses genes podem ser recessivos ou dominantes, que determinam o seu tipo de pele, a cor do olho e a textura dos cabelos, entre outros fatores. E qual seria a diferença entre os genes? O cabelo crespo, por exemplo, é geneticamente recessivo ou dominante? Se você nunca tinha parado para pensar sobre isso, o Fique Diva revela algumas curiosidades sobre o tema!

Recessivo ou dominante: afinal, o que é isso?

Se você prestou atenção nas aulas de Biologia do colégio, deve se lembrar um pouco dos genes recessivos e dominantes. Passou batida pela matéria? Fica tranquila, que a gente te ajuda!

Os nossos genes, sejam eles recessivos ou dominantes, são herdados pelos nossos pais e determinam todas as nossas características físicas. Como o nome sugere, o gene dominante é o que prevalece na combinação com outro gene, seja qual for o seu par. Em outras palavras, basta um gene dominante para que ele “comande” os demais. O gene recessivo, por sua vez, só vai prevalecer no DNA se estiver combinado a outro recessivo.

O cabelo crespo é dominante!

Acertou quem respondeu lá em cima que o cabelo crespo é característica de quem tem gene dominante. Sim, diva, se o seu pai ou sua mãe tiver os fios crespos, é muito provável que você tenha puxado essa lado da família - ou, no mínimo, tenha os cabelos ondulados. A saber, o gene dominante também se manifesta nos olhos escuros, nos lábios mais grossos e no tipo sanguíneo positivo.

E o gene recessivo? Como dissemos, a presença de um gene dominante é o que prevalece nas características físicas de um ser humano. Ou seja, os recessivos acabam sendo mais “raros” de aparecer, porém é fácil identificar quem se enquadra nessa categoria. São os ruivos, os canhotos, os que têm olhos azuis e também aqueles que têm lábios finos.

Saiba mais sobre os cabelos crespos

Mesmo que o cabelo crespo seja proveniente de um gene dominante, isso não significa que os fios do tipo 4 serão iguais em todas as pessoas. Pelo contrário! Essa característica também tem a ver com a carga genética de cada um.

É por isso que algumas pessoas têm o cabelo crespo que forma cachos, enquanto outras não possuem nenhuma definição nos fios. O mesmo acontece com as divas que possuem as madeixas mais grossas ou mais finas, dependendo da carga genética. Cada pessoa é única, não se esqueça disso!  

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram