facebook instagram twitter youtube
Cabelos ressecados

Cabelo ressecado por causa do uso de gel: saiba como recuperar a saúde dos fios

Para modelar o penteado, deixar os cabelos mais alinhados ou mesmo ajudar na definição dos cachos, o gel é o produto mais indicado. Seu alto poder de fixação ajuda a conter os fios mais rebeldes e também diminui o frizz. Mas ele também pode danificar e ressecar as madeixas, com o uso excessivo. Saiba como resolver o problema com as dicas do Fique Diva.

Evite usar gel que tenha álcool na composição

O problema não está no finalizador em si, mas, sim, no tipo de produto você está usando. Se o gel tem álcool na composição, é comum que você sinta os cabelos mais ressecados, sem brilho e sem balanço ao longo do tempo. É que o álcool retira a água dos fios, prejudicando a saúde capilar.

Nesse caso, vale a pena investir nas versões sem álcool e evitar usar o produto com tanta frequência. Se os seus cabelos estiverem muito danificados, é melhor até parar de usar o gel por um tempinho.

A hidratação vai ajudar a repor a água dos fios danificados pelo gel

O tratamento, feito semanalmente, é o que irá fortalecer as madeixas e devolver a água que foi perdida com o uso do gel. Então, pegue a sua máscara concentrada favorita e capriche na hidratação das madeixas. Se a rotina estiver muito corrida, as bombas de hidratação são uma ótima alternativa.

Para quem gosta de uma misturinha caseira, a dica é apostar nos ingredientes mais hidratantes e nutritivos, como a banana e o abacate. A hidratação com esses alimentos vai te ajudar a deixar os fios mais macios, além de recuperar o brilho e todo o movimento das madeixas.

Aprenda a lavar corretamente os cabelos danificados por gel

Quando usamos o gel em algum penteado, é comum ficarmos com os fios mais ásperos depois de soltar as madeixas. Às vezes, eles nem se mexem, de tanto finalizador! Nesse caso, você precisa lavar os cabelos corretamente para retirar todo o produto e proteger as suas madeixas, ainda mais se o uso do gel for contínuo.

A dica é lavar os fios duas vezes com o shampoo perolado, pois ele é mais denso, mais hidratante e vai devolver os nutrientes perdidos das suas madeixas. Se você usa gel com muita frequência, aposte no shampoo antirresíduos uma vez por semana para limpar profundamente os fios e evitar que o fixador fique acumulado na raiz. Depois disso, é só espalhar o condicionador pelo comprimento e pontas, deixar agir pelo tempo indicado na embalagem e enxáguar com água fria.

As cacheadas e crespas que usam gel para definir os cachos devem ter atenção redobrada

Na busca por cachinhos mais definidos e poderosos, muitas meninas usam o gel para conseguir o efeito. Mas esse uso deve ser feito com cuidado, principalmente por aquelas que passaram pela transição capilar e agora estão com os cabelos naturais.

Como os fios cacheados e crespos tendem a ser mais secos do que os outros tipos, o gel pode piorar o problema. Nesse caso, além de optar pelas versões sem álcool e ficar atenta à lavagem dos fios, vale a pena montar um cronograma capilar, com foco na nutrição, para o tratamento ficar mais completo.

Queratina Reparação
Uma linha desenvolvida para fortalecer e reparar seus cabelos. Sua fórmula é enriquecida com a exclusiva MAXQueratina+, um complexo de tratamento com 13 aminoácidos que penetram profundamente na fibra capilar, restaurando e hidratando ainda mais os cabelos.

Últimas matérias

Temas relacionados