facebook instagram twitter youtube
Cabelos crespos

Como cachear o cabelo crespo? Dicas para texturizar os fios e formar cachos

As características principais do cabelo tipo 4C são fios volumosos, pouca formação de cachos, bastante frizz e definição mais limitada. É o tipo perfeito de crespo para ter aquele black power arrasador, mas o que pouca gente sabe é que é possível, sim, estimular a formação de cachos nos fios 4C. Acompanhe as dicas do Fique Diva e aproveite toda versatilidade que seu crespo pode te oferecer!

Respeite e aceite a sua curvatura natural

Em primeiro lugar é preciso pensar nas motivações que te fizeram chegar nessa matéria. Mesmo com todos os ganhos do movimento de aceitação dos cabelos naturais nos últimos anos, ainda existe uma certa valorização dos fios cacheados e dos cachos perfeitos. Entender a beleza do seu cabelo e da sua curvatura natural é essencial para que, caso você tenha passado pela transição capilar, não saia de uma ditadura de imposições para entrar em outra. Seu cabelo crespo é lindo!

Agora que você entende isso, se ainda procura dicas de como estimular a formação de cachos no 4C para apostar em diferentes formas de usar seu cabelo, vem com a gente!

A texturização é a forma mais clássica de cachear o cabelo crespo

Para dar diferentes curvas ao cacho crespo, que naturalmente forma um “z”, invista nas texturizações e consiga resultados variados. Podem ser usados acessórios ou o próprio cabelo. Algumas opções com acessórios são os bigudinhos, as tiras de papel alumínio e o papel higiênico. Já para texturizações mais simples aposte nos twists, trancinhas ou dedoliss.

Como estimular a formação de cachos no cabelo crespo?

O jeito de lavar e a rotina de cuidados faz toda a diferença. Fios saudáveis e bem cuidados formam cachos de maneira mais fácil, portanto mantenha uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução para ter um bom resultado. Em relação à lavagem, ser adepta das técnicas de low poo e no poo ajudam a manter os microcachos do cabelo crespo, que não se desmancham em lavagens mais suaves, como o co-wash e com shampoos sem sulfato.

Inove ao testar diferentes finalizações no cabelo crespo

Essa dica vale para qualquer tipo de cabelo que forma cachos. Se a sua intenção é buscar visuais diferentes e abusar da versatilidade, teste diferentes cremes e finalizações, porque seus fios nunca vão reagir da mesma maneira. Com cabelo não existe regra, então desencana de só comprar cremes mais pesados se você for crespa, teste também os de textura mais leve.

No quesito finalização, a fitagem e as texturizações não são as únicas para o cabelo crespo ou cacheado. Tente finalizar apenas com gelatina, gel de linhaça, técnicas com óleo, entre outras. As opções são muitas para ficar presa em uma só.

O corte faz toda diferença!

A escolha do corte tem muita importância em como seu cabelo vai reagir ao estímulo da formação de cachos. Fuja de cortes retos, porque eles pesam os fios e impedem o movimento natural dos crespos. As camadas e cortes redondos serão seus melhores amigos para ajudar nos caracóis no tipo 4C.

Diva de Crespo
Um linha especialmente desenvolvida para as divas de cabelos crespos.

Últimas matérias

Como deixar o cabelo cacheado secar naturalmente?

Temas relacionados