facebook instagram twitter youtube
Cabelos

Como fazer um cronograma capilar caseiro? Receitas fáceis para montar sua agenda de tratamentos com os produtos que você tem em casa

Investir em um cronograma capilar é a melhor forma de deixar suas madeixas mais bonitas e saudáveis. O mais legal é que ele serve para todos os tipos de cabelos, não só os cacheados e crespos. Basta ficar atenta às necessidades dos seus fios. Além disso, também não precisa comprar um monte de produtos para fazer hidratação, nutrição e reconstrução. Você pode adaptar a sua agenda de tratamentos com ingredientes que já tem em casa. Veja aqui no Fique Diva algumas receitas caseiras para você incluir na sua rotina de cuidados.

Todo cabelo precisa de hidratação. A maizena e o café podem te ajudar!

Hidratar é a primeira etapa do cronograma capilar. Seja qual for o seu tipo de fio, ele perde água no dia a dia, por causa dos agentes externos, como sol, poluição e umidade, além do uso das ferramentas de calor. Por isso, a hidratação é fundamental para recuperar o brilho e a maciez. Um ingrediente ótimo para esse tratamento é a maizena, pois o amido de milho é um aliado para acabar com esse aspecto mais seco. Aprenda o passo a passo de uma mistura poderosa com esse ingrediente:

1° passo: depois de lavar os cabelos duas vezes com shampoo sem sal, retire o excesso de umidade e aplique sua máscara de hidratação preferida.

2° passo: em uma panela, misture algumas colheres de maizena com água (depende do comprimento do seu cabelo) e aqueça até que se forme uma massa pastosa.

3° passo: aplique a pasta no cabelo (por cima da máscara de hidratação) ainda morna e deixe agir por 30 minutos.

4° passo: lave os fios com água fria tirando toda a mistura, mas sem usar nenhum tipo de shampoo.

Outro ingrediente que pode ser usado nessa etapa é o café. Além de limpar e hidratar as madeixas, a cafeína presente no pó ajuda muito no crescimento dos fios. Uma boa pedida para quem está em transição capilar e quer ver logo os cachos aparecerem. É só misturá-lo com sua máscara de hidratação. Confira o passo a passo dessa receita incrível:

1º passo: em um recipiente, misture duas colheres de pó de café, uma colher de mel e três colheres da sua máscara concentrada de hidratação.

2º passo: com a mistura pronta e os fios lavados, aplique a mistura nas madeixas, enluvando mecha por mecha e massageando-as suavemente.

3º passo: após a aplicação, deixe agir de 30 a 40 minutos nos fios.

4º passo: quando o tempo de descanso acabar, enxágue em abundância seu cabelo, para tirar qualquer resíduo do café, e aplique o condicionador para selar os fios.

A nutrição com óleo vegetais é ideal para os fios secos e danificados

Essa segunda fase do cronograma é para repor os lipídios do seu cabelo, ou seja, trazer de volta a sua oleosidade natural. Para as cacheadas e crespas, que sofrem com o ressecamento por conta do formato encaracolado, nutrir as madeixas é importantíssimo, pois ela vai selar e definir melhor os fios. Vale investir na umectação capilar para um resultado ainda mais eficiente. O óleo de coco e o de rícino são excelentes opções para essa técnica, saiba como fazer:

1° passo: coloque uma colher de óleo de coco ou de rícino em um potinho e esquente dois minutos no micro-ondas ou forno.

2° passo: com o cabelo seco e semisujo, aplique um pouco de óleo em mecha por mecha e até mesmo na raiz. Massageie o seu couro cabeludo, pois isso ajudará a circulação sanguínea e estimulará o crescimento dos fios saudáveis.

3° passo: deixe o produto agir por duas horas no cabelo. Esse é o tempo ideal para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes que os óleos oferecem.

4° passo: enxágue os cabelos com água fria e lave duas vezes com um shampoo específico para o seu tipo de fio. Em seguida, aplique um pouco de condicionador somente nas pontas do cabelo.

5° passo: depois do banho, tire o excesso de água e, a seguir, aplique o creme para pentear para facilitar o desembaraço e proteger os fios contra os agentes externos.

É importante lembrar que você pode usar os dois óleos juntos, se quiser, mas o recomendado é passar o de rícino na raiz (ele fortalece o couro cabeludo e estimula o crescimento) e deixar o de coco para o comprimento (pois combate o frizz e as pontas duplas).

A reconstrução com vinagre de maçã equilibra o pH das madeixas

O último estágio do cronograma é o tratamento que devolve as proteínas naturais dos cabelos que passaram por processos químicos e sofrem com queda e quebra. O cabelo fica mais poroso e bem opaco. Nesse caso, você pode fazer com a queratina líquida, mas, se não tiver, aposte em uma reconstrução com o vinagre de maçã. É um produto bem ácido, com pH baixo, que vai equilibrar o alto pH dos cabelos que estão danificados.

Em casos mais urgentes, esse tipo de reconstrução pode ser feito uma vez por semana. Se você não se encaixa nesse quadro, aumente para a cada 15 dias. Se fizer em excesso, o tratamento pode enrijecer os fios. Veja o passo a passo:

1º passo: lave seus cabelos com shampoo sem sal para retirar qualquer resíduo de produto e oleosidade.

2º passo: aplique a máscara de reconstrução, enluvando os fios mecha a mecha e deixe agir por cinco minutos.

3º passo: aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, deixando agir por dois minutos. Em seguida, enxágue e retire o excesso de água dos fios com uma toalha, sem esfregar.

4º passo: agora é a vez dele! Pegue meia xícara de vinagre de maçã e misture com três xícaras de água filtrada.

5º passo: aplique a misturinha em todo o cabelo e não esqueça de massagear bem os fios. Deixe agir de cinco a dez minutos. Enxágue bem, sem deixar nenhum resíduo.

Óleo de Argan Pós-Química
Uma linha desenvolvida para cuidar dos cabelos quimicamente tratados, sua fórmula é enriquecida com Óleo de Argan, um ativo poderoso e valorizado pela alta concentração de vitamina E e ômega 6. Recupera a fibra capilar ressecada por química, promovendo um efeito regenerativo e hidratando profundamente os fios.

Últimas matérias

Como deixar o cabelo cacheado secar naturalmente?
5 maneiras de usar o coque abacaxi!

Temas relacionados