Fique Diva - Como saber se meu cabelo é castanho escuro ou preto?

06/09/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Como saber se meu cabelo é castanho escuro ou preto?

Os tons castanhos escuros e pretos não são a mesma coisa! Ambos possuem características diferentes, como a altura de tom

Os tons castanhos escuros e pretos não são a mesma coisa! Ambos possuem características diferentes, como a altura de tom

Saber exatamente qual é a tonalidade de um cabelo não é tão fácil como parece. É normal existirem dúvidas entre os diferentes tons e nuances disponíveis para o processo de coloração. E para te ajudar a entender melhor as dúvidas sobre colorimetria, o Fique Diva já solucionou a questão do loiro escuro x castanho claro. Agora, resta explicar melhor as diferenças entre o castanho escuro e o preto. Essas duas cores são as mais predominantes nas madeixas das brasileiras e possuem, sim, particularidades que as diferenciam. Vem com a gente saber um pouco mais!

A altura de tom do castanho escuro e do preto são diferentes

Cada um dos tons de coloração, e também os fios naturais, se encaixam em uma escala que padroniza as cores de cabelo em todo mundo. Essa escala é conhecida como altura de tom e nada mais é do que aqueles famosos números que aparecem nas caixinhas. Essa numeração indica o real tom do produto e também é usada para diferenciar as cores. Nas colorações de Cor&Ton, por exemplo, o castanho escuro é representado pelo número 3.0 e o preto pode aparecer como 1.0 ou 2.0.

O fundo de clareamento é o mesmo em ambos os tons

Apesar de muitas mulheres acharem que possuem cabelos pretos, entre as brasileiras o castanho escuro é o tom base mais comum. Embora sejam cores diferentes, ambas possuem o vermelho como fundo de clareamento e se comportam de forma parecida em relação aos procedimentos de alteração de cor. Essa informação faz toda diferença nos processos de coloração e descoloração, pois estar com o tom ideal para receber a cor desejada é o que vai tornar a alteração mais viável.

Fios escuros precisam de cuidados redobrados contra a opacidade

A manutenção das madeixas escuros é bem simples e só requer uma atenção maior contra a opacidade. Assim como qualquer tipo de fio, é preciso fazer regularmente a reposição dos nutrientes básicos, que são água (na hidratação, lipídios (na nutrição) e massa (na reconstrução). E além disso, também é essencial fazer uma boa lavagem para evitar o acúmulo de produtos capilares, ou resíduos de poeira, que possam deixar o cabelo sem brilho e sem vida.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram