Fique Diva - Como usar chia no cabelo? Receita caseira para tratar fios danificados

18/09/2018 / Publicado por Marina Couto

Como usar chia no cabelo? Receita caseira para tratar fios danificados

A chia é uma semente rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a cuidar dos cabelos

A chia é uma semente rica em proteínas, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a cuidar dos cabelos

A chia é uma semente bem pequenininha, mas que faz um bem enorme para o organismo. Ela é rica em fibras e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o corpo mais saudável. Porém, os seus benefícios também podem ser aproveitados nos cuidados com os cabelos, seja qual for o seu tipo. Saiba mais sobre a chia e aprenda a hidratar as madeixas com o ingrediente natural.

A chia tem proteínas e vitamina A

Além de antioxidantes, fibra e gordura boa, a chia também é rica em proteínas e vitamina A. Como nosso cabelo é composto por queratina, as proteínas presentes na chia ajudam a recuperar os nutrientes que se perdem durante procedimentos químicos e com as agressões comuns do cotidiano.

Já a vitamina A, que está na chia e também na linha Compridos + Fortes, de Niely Gold , é hidratante e fortalece os fios da raiz às pontas. E não é só: na semente, também estão presentes as vitaminas E e B12, responsável pelo brilho babadeiro das madeixas.

A chia é indicada para cabelos muito danificados

A chia pode ser usada em todos os tipos de cabelo, dos lisos aos crespos. No entanto, por conta de suas propriedades nutritivas, vale usar o ingrediente em fios mais danificados e frágeis.

Para quem alisa, relaxa ou colore as madeixas, o gel obtido com a chia é perfeito para devolver a massa capilar e dar maciez. O mais indicado é fazer a receita caseira a cada 15 dias, intercalando com a hidratação tradicional feita com máscara concentrada. Mas, se a situação estiver mais crítica, pode diminuir esse intervalo para uma vez por semana.

 

Saiba como fazer a hidratação caseira com chia

O gel feito com chia e água pode ser passado puro nos cabelos, mas muitas ficam com medo de precisar usar muita semente ou que ela grude na raiz. Por isso, vale misturá-la com a sua máscara de hidratação e um pouco de óleo vegetal da sua preferência. Confira o passo a passo da receita caseira:

1º passo: hidrate 3 colheres de sopa de chia em 3 xícaras de água durante meia hora. Vale lembrar que, quanto mais sementes, mais grosso o gel fica. Por isso, você pode ajustar a quantidade de acordo com a sua preferência.

2º passo: depois que o gel estiver pronto, coloque-o em um recipiente e adicione 2 colheres de sopa de máscara concentrada e algumas gotinhas de óleo vegetal. Mexa bem até formar uma mistura homogênea.

3º passo: lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de umidade e aplique a receita nos fios, enluvando bem as mechas.

4º passo: deixe agir por 20 minutos e, após o tempo de pausa, enxágue bem sem deixar resíduos. Depois, é só usar o condicionador e finalizar como preferir.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram