Fique Diva - Couro cabeludo descamando ou caspa: como saber a diferença entre os dois?

10/01/2019 / Publicado por Marina Couto

Couro cabeludo descamando ou caspa: como saber a diferença entre os dois?

A caspa é uma descamação natural do couro cabeludo, mas a região também pode descascar por causa do sol

A caspa é uma descamação natural do couro cabeludo, mas a região também pode descascar por causa do sol

Quem tem caspa sabe o quanto é incômodo mexer nos cabelos e ficar cheia de pontinhos brancos espalhados pela roupa. Ela é causada, principalmente, pela oleosidade excessiva no couro cabeludo, que provoca uma descamação natural na região. No entanto, nem sempre essas bolinhas são sinal de caspa - o seu couro cabeludo pode estar descascando por causa do sol, sabia? Confira as dicas do Fique Diva para não se confundir!

A caspa é causada pelo acúmulo de óleo na raiz

A oleosidade excessiva no couro cabeludo acontece por diferentes motivos. Além das causas naturais, em que a pessoa produz muito óleo na região, a frequência de lavagens, o uso incorreto de produtos capilares ou ainda questões emocionais também podem provocar a descamação natural.

Além disso, existem dois tipos de caspas: a oleosa, em que a raiz sofre a descamação, mas ela fica “presa” no couro cabeludo, ou ainda a seca, em que os pontinhos brancos se desprendem da raiz e ficam espalhados pelo comprimento dos fios ou ainda nas roupas.

A esfoliação do couro cabeludo minimiza o surgimento da caspa

Se a sua situação estiver crítica e causando incômodo, como coceiras e irritação, não deixe de procurar um profissional especializado para cuidar do seu caso. Mas, se você notou que a sua caspa é mais suave e aparece esporadicamente, vale apostar na esfoliação para minimizar o problema.

Você pode usar a argila verde natural ou ainda fazer uma misturinha de açúcar e babosa para cuidar da região. Além disso, o vinagre branco também tem ação antifúngica, fazendo uma boa limpeza na raiz. Mas tem que misturar o produto com água, ok?

 

O sol pode fazer seu couro cabeludo descascar

No entanto, nem sempre esses pontinhos soltos significam que você está com caspa, principalmente se você não tem tendência a ter cabelos muito oleosos. No verão, época em que faz muito sol e calor, você pode estar com o couro cabeludo descascando, como acontece com a pele quando esquecemos de passar o filtro solar.

Nesse caso, a dica é investir em produtos específicos para o seu tipo de cabelo e que tenham proteção solar na fórmula. Além disso, se for aproveitar o dia na praia ou na piscina, não se esqueça de usar chapéu ou boné para evitar o contato direto com os raios solares.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram