Fique Diva - Couro cabeludo: o que pode provocar caspa na região?

12/09/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Couro cabeludo: o que pode provocar caspa na região?

Alguns hábitos do cotidiano podem acabar causando a temida caspa! Vale a pena repensar algumas atitudes e evitar o problema com os pontinhos brancos

Alguns hábitos do cotidiano podem acabar causando a temida caspa! Vale a pena repensar algumas atitudes e evitar o problema com os pontinhos brancos

Para ter fios saudáveis, é necessário estender os cuidados ao couro cabeludo. Essa região está constantemente exposta a problemas, como irritações, alergias e a tão temida caspa. Os pontinhos brancos que parecem inofensivos, na verdade, representam uma doença causada por um agente microbiano e devem ser tratados com seriedade. A dica é apostar em shampoos anticaspa, procurar ajuda médica em casos extremos e prestar atenção nos próximos 5 tópicos que podem provocar o surgimento de caspa na raiz. Saiba mais!

1. Excesso de oleosidade

Quando o couro cabeludo produz muito óleo, a concentração do mesmo na região pode ocasionar a caspa oleosa. Esse tipo é bem comum entre as crespas e cacheadas, mas também pode aparecer em pessoas que transpiram bastante ou possuem a pele oleosa. Para controlar a situação é preciso evitar a aplicação de cremes ou condicionadores na raiz.

Também é importante investir em shampoos bem limpantes, como é o caso do antirresíduos ou os próprios modelos anticaspa. O Shampoo Turbinado da linha Diva de Crespo é transparente e limpa bem os fios da raiz às pontas. Além disso, o produto também possui ativos nutritivos que preservam a hidratação das madeixas sem pesar os cabelos.

2. Pouca frequência de lavagem

Ficar muito tempo sem lavar os fios também contribui para o surgimento da caspa por retenção de sebo e acúmulo de células mortas. É preciso entender as necessidades do seu cabelo e renovar a produção de óleos na raiz com uma boa limpeza da região. A rotina de higienização dos cabelos é uma etapa muito importante para o equilíbrio da saúde capilar. Então, se você costuma dar grandes intervalos entre as lavagens, vale a pena diminuir o período e observar como o cabelo vai se comportar.

3. Acúmulo de produtos capilares

Usar uma quantidade muito grande de finalizadores também pode causar o surgimento das caspas. O problema pode aparecer tanto na raiz, em seu tipo clássico, quanto no comprimento. Quando os pontinhos brancos surgem no comprimento, se trata da falsa caspa. Essa situação acontece por excesso e acúmulo de produtos capilares nos fios. E para resolver basta maneirar na quantidade ou retirar o que não for absorvido pelas madeixas. Assim, além de evitar a falsa caspa, você também vai controlar a opacidade causada pelos resíduos dos cosméticos.

4. Causas emocionais

A descamação da raiz também pode ocorrer por causas que fogem do nosso controle. Grandes estresses, pressão constante e situações que envolvam o emocional podem influenciar o comportamento capilar e serem responsáveis por irritações, alergias e doenças como a caspa. Nesse caso, vale a pena consultar um dermatologista especializado para fazer acompanhamento médico.

5. Banhos muito quentes

Por último, mas não menos importante, separamos uma causa que é pouco associada ao surgimento das caspas. Lavar os cabelos em banhos muito quentes propicia o aparecimento de descamação por ressecamento. Esse caso acontece bastante no inverno e geralmente pega de surpresa quem sofre com o problema. A dica é optar sempre pela água fria ou morna para fazer a higienização do cabelo.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram