cronograma capilar para cabelo liso o que usar e como montar cronograma capilar para cabelo liso o que usar e como montar

Cronograma Capilar para Cabelo Liso: O que Usar e Como Montar -

Seguir um cronograma capilar é a melhor forma de cuidar do seu cabelo liso! A rotina de tratamentos acaba com os principais problemas desse tipo de fio, como oleosidade e pontas duplas, garantindo que você tenha um cabelo brilhoso, macio, forte e saudável. Para conseguir os melhores resultados, vale a pena estar por dentro do assunto e entender os benefícios de seguir uma rotina capilar com hidratação, nutrição e reconstrução. O Fique Diva preparou um guia de cronograma capilar para cabelo liso. Você vai aprender como fazer, quais produtos usar e como montar. Dá uma olhada!

O QUE É UM CRONOGRAMA CAPILAR?

É bem simples, diva: o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, onde cada um deles entrega diferentes nutrientes aos fios. A rotina é organizada por semana (com primeira, segunda, terceira e quarta) e todos os tratamentos precisam de um espaçamento de, pelo menos, 48 horas para que os fios absorvam os ingredientes dos produtos cosméticos da melhor forma.

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O CRONOGRAMA CAPILAR PARA CABELO LISO E CACHEADO?

De maneira mais específica, o cronograma capilar para cabelo liso atende as necessidades desse tipo de fio que outras madeixas geralmente não têm. Enquanto os cabelos cacheados e crespos tendem a sofrer com o ressecamento nas pontas, os cabelos lisos geralmente são mais oleosos e podem ter pontas duplas. Se você tem um cabelo ressecado ou seco, não se preocupe que também dá para tratar o problema com a rotina de cuidados!

 

HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA O CABELO LISO?

Agora que você já entendeu o que é um cronograma capilar, é a hora de conhecer os benefícios de cada tratamento para o cabelo liso. Confira:

 

HIDRATAÇÃO CAPILAR

A hidratação é o tratamento que o seu cabelo mais precisa para ser saudável e bonito, diva! Ele é capaz de devolver água e vitaminas aos fios, o que é fundamental para combater o ressecamento e a falta de brilho. Além disso, a hidratação abre espaço para o cabelo absorver os seguintes tratamentos.

 

NUTRIÇÃO CAPILAR

A nutrição é o tratamento que vai evitar um cabelo com frizz, seco ou muito ressecado! Isso graças à reposição de óleos aos fios. Até mesmo o cabelo oleoso precisa desse tratamento, é só tomar cuidado para investir em fórmulas leves e que não pesam nas madeixas.

 

RECONSTRUÇÃO CAPILAR

Sabe um cabelo quebradiço, danificado e elástico? Ele precisa da reconstrução, ou seja, de reposição de proteínas e massa para voltar a ser forte e resistente. Como esse tratamento é bem intenso, ele pode pesar nos fios, então é importante saber a frequência certa de reconstrução por mês de acordo com o estado dos seus fios (spoiler: você vai aprender daqui a pouco!).

 

O QUE USAR NO CRONOGRAMA CAPILAR PARA CABELO LISO?

Apostar nos produtos certos para fazer hidratação, nutrição e reconstrução é o que vai garantir um cabelo perfeito! Vale a pena investir no shampoo, condicionador, máscara e finalizadores de uma mesma coleção para fazer o tratamento completo. Como a hidratação é o tratamento mais importante, é essencial escolher o produto que atenda as necessidades atuais do seu cabelo liso. Confira:

 

PRODUTOS PARA FAZER HIDRATAÇÃO NO CABELO LISO

Cabelo liso com química: o cabelo liso com coloração, descoloração ou alisado tende a estar fraco, danificado e ressecado, e precisa de uma hidratação e regeneração profunda. A nossa sugestão é a linha Pós-Química Poderoso, de Niely Gold, enriquecida com óleo de argan para dar força, maciez e brilho aos cabelos quimicamente tratados!

 

Cabelo liso oleoso: o cabelo oleoso é uma queixa de muitas divas de cabelo liso. Para reduzir o problema, a dica é apostar na coleção Detox, de Niely Gold, rica em limão e chá verde para purificar o cabelo oleoso sem ressecar as pontas. Além de oferecer uma limpeza profunda e refrescante, a coleção também hidrata as madeixas e garantem um balanço natural.

 

Cabelo liso ressecado: se você quer um cabelo sem frizz e alinhado, invista em uma linha formulada para hidratar os cabelos lisos. A linha Liso Pleno, de Niely Gold, contém flor de hibisco e água termal para reduzir a oleosidade e fazer a hidratação de todos os tipos de cabelos lisos!

 

PRODUTOS PARA FAZER NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO NO CABELO LISO

Para ter um tratamento completo, os produtos para nutrição e reconstrução também são essenciais. Aposte em fórmulas com ingredientes naturais, como a linha Nutrição Mágica, de Niely Gold, que tem óleo de coco e abacate para controlar o frizz e combater o ressecamento de cabelos ressecados e secos.

 

A dica para reconstruir o cabelo liso é usar a coleção Reconstrução Potente, de Niely Gold, que combina a tecnologia Max Queratina-V e extrato de bambu para fortalecer cabelos danificados e combater os danos causados por colorações, procedimentos químicos e agressões do dia a dia.

 

 

 

 

 

COMO MONTAR UM CRONOGRAMA CAPILAR PARA CABELO LISO?

Para montar a sua rotina capilar, você precisa saber se o seu cabelo está com alta, média ou baixa porosidade. Isso indica se os fios estão danificados, saudáveis ou pouco danificados, respectivamente. E você pode descobrir isso com um teste de porosidade capilar caseiro, usando um copo de água filtrada e alguns fios de cabelo limpos!

 

COMO FAZER O TESTE DE POROSIDADE CAPILAR CASEIRO

Coloque alguns fios de cabelo na água e espere cerca de 10 minutos. Agora observe se os fios boiaram, ficaram no meio do copo ou afundaram.

 

Se os fios boiaram na água: isso indica um cabelo com baixa porosidade, ou seja, as cutículas capilares estão fechadas e os fios absorvem pouco os tratamentos. Prefira a hidratação para abrir as cutículas e melhorar os resultados dos outros tratamentos.

Se os fios ficaram no meio do copo: a média porosidade indica que o cabelo está saudável e que precisa de nutrição para manter a maciez e o brilho.

 

Se os fios afundaram: nesse caso, o cabelo tem alta porosidade, ou seja, ele está danificado. Por isso, priorize as reconstruções para fortalecer e dar resistência ao cabelo liso.

 

SUGESTÕES DE CRONOGRAMA CAPILAR PARA CABELO LISO

Cabelo liso natural e saudável: se você tem um cabelo naturalmente brilhoso, macio e pouco ressecado, o segredo é inserir mais nutrições e hidratações na rotina para manter a maciez e o brilho. Enquanto isso, a reconstrução pode ser feita uma vez por mês para reparar os fios. Confira essa sugestão:

 

1ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;

2ª semana: hidratação + hidratação + nutrição;

3ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;

4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução.

 

Cabelo liso danificado e com química: se você tem um cabelo alisado, colorido ou descolorido, ele precisa de nutrição, hidratação e mais uma sessão de reconstrução para reparar os danos. Veja como montar a rotina para recuperar o cabelo danificado:

 

1ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;

2ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução;

3ª semana: hidratação + nutrição + hidratação;

4ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução.

 

Dica de diva: se o cabelo liso estiver muito quebradiço, elástico e danificado, faça a reconstrução uma vez por semana até que o cabelo apresente uma melhora. Depois é só diminuir a frequência e continuar com os demais tratamentos do cronograma!