facebook instagram twitter youtube
Tratamento

Cronograma capilar para cabelos com química: aprenda a tratar os fios depois do alisamento, relaxamento, permanente ou coloração

O Fique Diva já falou diversas vezes sobre a importância de ter um cronograma capilar, mesmo que seu cabelo seja saudável e sem química. No caso das madeixas pintadas, alisadas ou relaxadas é claro que o cuidado deve ser ainda mais intenso, afinal, a facilidade de ressecar, quebrar ou ganhar pontas duplas é bem maior, né? Se você quer fugir de tratamentos caros de salão e, principalmente, de ter que recorrer à tesoura, dá uma olhada nas nossas dicas e comece a programar sua agenda para o mês inteiro!

Hidratação, nutrição e reconstrução: as 3 palavras mágicas dos fios saudáveis

A hidratação capilar é velha conhecida das mulheres e pode ser feita com qualquer tipo de máscara. Se você já tem alguma em casa, ótimo, vamos usá-la na primeira fase do seu cronograma para repor a água e os nutrientes dos fios sedentos. Caso ainda não tenha, corra na farmácia mais perto da sua casa que lá tem um paraíso de opções.

Quem sofre com fios secos, ressecados e opacos por conta da química vai amar essa dica. Feita com produtos à base de manteigas e óleos vegetais, a nutrição capilar devolve os lipídios do cabelo, que são responsáveis por produzir a oleosidade natural que os mantêm sempre hidratados. O óleo de coco, além de ser o mais indicado para nutrir o couro cabeludo, hoje em dia pode ser encontrado com facilidade em algumas farmácias, mercados ou lojas de produtos naturais.

As meninas que alisam, relaxam, colorem ou usam chapinha e secador com muita frequência devem focar na reconstrução capilar, que é o tratamento que devolve as proteínas naturais dos cabelos que passaram por processos químicos e sofrem com queda e quebra. Você pode fazer o procedimento de duas maneiras: com a queratina líquida ou usar uma máscara reconstrutora. Por ser pura e líquida, o vidrinho de queratina é mais rápido e eficaz, mas o creme é uma opção mais confortável para quem quer ter a praticidade de usar no banho e não precisar hidratar os fios em seguida.

Como posso montar o meu cronograma capilar?

Ficou confusa com tanta informação? Vamos reorganizar tudo na sua cabecinha. A ordem dos procedimentos não possui uma regra, o que você deve levar em conta são as necessidades do seu cabelo. Se ele é seco, pode ser que ele esteja sedento de hidratação ou nutrição. Se é muito ressecado e cheio de pontas duplas, ele deve estar precisando de uma chuva de reconstrução com queratina, por exemplo.

Para facilitar sua agenda, dividimos os processos para cada tipo de cabelo durante quatro semanas, ou seja, um mês inteiro de tratamento intensivo. Dá uma olhada nas categorias abaixo e vá adaptando conforme você evoluir no conhecimento dos seus fios.  

Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho)

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Para cabelos pouco danificados

1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Shampoo desamarelador e máscara matizadora são indispensáveis no cronograma das loiras

Alô loiras de plantão, nossa conversa agora é especificamente com vocês! Não adianta ter um cabelão loiro e bem tratado se ele está com aquele amarelado desagradável, muito comum com o tempo. Por isso, tenha sempre no seu acervo de beleza um shampoo desamarelador e uma máscara matizadora, de preferência da mesma marca. Esses dois itens são indispensáveis para completar o cronograma de cuidados das suas madeixas claras.

Queratina Reparação
Uma linha desenvolvida para fortalecer e reparar seus cabelos. Sua fórmula é enriquecida com a exclusiva MAXQueratina+, um complexo de tratamento com 13 aminoácidos que penetram profundamente na fibra capilar, restaurando e hidratando ainda mais os cabelos.

Últimas matérias

5 maneiras de usar o coque abacaxi!

Temas relacionados