Se você ama box braids e anda com vontade de experimentar o penteado, a boa notícia é que dá para fazer as tranças sintéticas sozinha em casa. No entanto, o processo costuma ser bem demorado, ainda mais se você não tiver muita habilidade e paciência. Além disso, tem que ficar atenta ao tipo de material usado e também seguir algumas dicas para não errar com suas trancinhas. Confira o passo a passo e saiba como arrasar com suas box braids!
Cuide bem dos cabelos antes de colocar as tranças sintéticas
Antes de sair trançando os cabelos, é importante saber se eles estão saudáveis o suficiente para receber as trancinhas. É que depois que o penteado estiver pronto, é mais difícil fazer tratamentos intensivos e, se os fios naturais não estiverem fortes o suficiente, eles podem ficar ainda mais frágeis e quebradiços.
Por isso, mantenha a hidratação em dia e, se for necessário, uma reconstrução com queratina líquida ajuda a repor nutrientes e a massa capilar das madeixas mais fragilizadas. E lembre-se: os cabelos precisam estar bem secos na hora de fazer as tranças, ok?
Escolha o material certo para fazer suas box braids
Outra dica importante para considerar ao fazer as box braids sozinha é o tipo de material que você vai usar. Existem diferentes tipos de tranças, mas as mais usadas são as de kanekalon e as de jumbo.
A escolha vai depender muito do seu objetivo e da sua habilidade em fazer tranças. É que as de jumbo são mais leves e mais baratas, porém as de kanekalon, embora sejam mais caras, dão um efeito mais natural. De qualquer forma, verifique a composição do material para saber se você não tem nenhum tipo de alergia às tranças.
Aprenda o passo a passo para colocar as box braids
Depois de cuidar bem dos cabelos, lavar e secar totalmente as madeixas, prepare-se para colocar as suas trancinhas e arrasar por ai. E fica a dica: nada de fazer box braids e perder de vista o prazo para fazer a manutenção. O indicado é trocá-las a cada três meses, combinado?
1º passo: divida o cabelo em pequenas seções para facilitar o trançado. Se os seu cabelo for crespo, aplique um pouco (é só um pouco mesmo!) de óleo vegetal ou leave-in.
2º passo: aproveite para desembaraçar os sintéticos, caso precise, e separe as mechas dos fios sintéticos que você irá precisar.
3º passo: pegue uma pequena mecha do seu cabelo natural. Em seguida, pegue uma mecha dos fios sintéticos, divida-a ao meio e, com essa divisão, envolva o seu cabelo com ela, bem próximo à raiz.
4º passo: com os fios unidos, separe-os em três partes e comece a trançar. Quando chegar no final, você pode deixar a ponta mais fininha, fazendo uma selagem capilar.