Fique Diva - Dicas de exercícios que podem ser feitos na gravidez

19/02/2018 / Publicado por Marina Couto

Dicas de exercícios que podem ser feitos na gravidez

As grávidas podem fazer exercícios durante a gestação, mas com moderação

As grávidas podem fazer exercícios durante a gestação, mas com moderação

Antes de se exercitar, consulte seu médico, ok, diva?

Antes de se exercitar, consulte seu médico, ok, diva?

Yoga e alongamento são atividades permitidas na gravidez, ótimas para aliviar o estresse

Yoga e alongamento são atividades permitidas na gravidez, ótimas para aliviar o estresse

Exercícios aeróbicos também podem ser feitos pelas grávidas

Exercícios aeróbicos também podem ser feitos pelas grávidas

Atividades na água diminuem o impacto das articulações

Atividades na água diminuem o impacto das articulações

O ideal é fazer atividades físicas antes mesmo de engravidar

O ideal é fazer atividades físicas antes mesmo de engravidar

A gravidez é um período cheio de descobertas e pode ser mais tranquila ou mais difícil, dependendo de cada gestante. No entanto, tem uma coisa que funciona em ambos os casos: o exercício físico. Além de trazer vários benefícios para as futuras mamães, a prática de atividade física também ajuda no desenvolvimento do bebê. Mas é claro que é preciso ir com calma e respeitar os seus limites, sabendo o que funciona para você. O Fique Diva separou algumas dicas para as gravidinhas que querem se exercitar.

Atividades na água diminuem o impacto nas articulações

Conforme a gravidez vai avançando, muitas mulheres começam a sentir dores nas articulações e nas costas, por causa do peso da barriga. Por isso, atividades que são feitas na águas, como natação e hidroginástica, são perfeitas para quem busca exercícios mais leves.

Elas ajudam a fortalecer a musculatura, além de aumentar a fôlego e a resistência, essenciais na hora do parto. Mas não se empolgue: faça movimentos moderados e controle sempre a frequência cardíaca, combinado?

Yoga e alongamento ajudam a aliviar o estresse

Sabemos que nem toda gravidez é tranquila e muitas mulheres passam por enjoos, ânimos à flor da pele, entre outros incômodos. Por isso, para aliviar as tensões, são recomendadas atividades mais tranquilas, como yoga e alongamento.

Esses exercícios ajudam na flexibilidade, no equilíbrio e na postura da gestante, além de relaxar e diminuir a ansiedade. Só evite posições desfavoráveis para a sua barriga e respeite os limites do seu corpo.

Exercícios aeróbicos e dança também estão permitidos

Quem sente falta de um pouco mais de “ação” durante a gravidez não precisa se preocupar. Atividades mais aeróbicas também estão liberadas na gravidez. Ela é indicada para todas, principalmente para aquelas que pretendem regular o peso.

Claro que, mesmo sendo exercícios mais “agitados”, eles também precisam ser feitos com moderação, respeitando o seu corpo. Caminhadas, corridas, transport e até mesmo dança estão liberados para as mamães.

Antes de fazer exercício, consulte sempre o seu médico!

Por mais que você se sinta preparada em fazer alguma atividade física durante a gravidez, é necessário confirmar se você está mesmo pronta para isso. É que alguns fatores de risco podem prejudicar a sua saúde e a do seu filho. Por isso, um exame mais aprofundado com o seu médico de confiança vai te deixar mais segura para se exercitar com tranquilidade.

Além disso, o ideal é que você comece uma atividade física o quanto antes - pode ser qualquer uma! Assim, você consegue dar continuidade aos exercícios mesmo durante a gestação, mesmo que precise ajustar o ritmo e a duração.

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