Fique Diva - Dicionário da coloração: saiba tudo sobre os termos antes de pintar o cabelo

02/03/2018 / Publicado por Marina Couto

Dicionário da coloração: saiba tudo sobre os termos antes de pintar o cabelo

Para saber tudo sobre coloração, você precisa conhecer alguns termos usados nesse universo

Para saber tudo sobre coloração, você precisa conhecer alguns termos usados nesse universo

Muitas divas já apostaram no tonalizante ou na coloração permanente para pintar os cabelos. No entanto, algumas mulheres ainda se perdem em meio a tantos termos, produtos e regrinhas de colorimetria para mudar o visual. Pensando nisso, o Fique Diva montou um dicionário para você virar uma verdadeira expert no universo da coloração. Confira!

- Altura de tom: o termo é usado para indicar qual é o tom original do seu cabelo e até que altura ele pode clarear - em geral, a coloração clareia até três tons. Essa medida é indicada através de números, logo, quanto mais alto for o número, mais clara é a tonalidade.

- Banho de brilho: é um tratamento feito para realçar a cor dos cabelos, sejam eles já pintados ou não. O método mais comum é usar um tonalizante, do mesmo tom dos seus fios, mas o banho de brilho também pode ser feito com ingredientes caseiros.

- Coloração permanente: é uma tintura com ação mais duradoura e que contém amônia na composição. Pode ser usada tanto para clarear quanto para escurecer as madeixas, mas o resultado depende muito do seu tom original. Vale reforçar que, no caso do clareamento, só dá para alcançar até 3 tons mais claros do que seus fios.

- Cor fantasia: já viu algumas meninas circulando por aí com o cabelo roxo, rosa, azul ou outra cor mais impactante? Elas são consideradas tons fantasia, já que não existem na escala tradicional de cores de cabelo. Em forma de tonalizante, a cor fantasia sai com facilidade nos fios, mas, para conseguir o tom, talvez seja necessário descolorir os fios primeiro.

- Decapagem: é um procedimento que tira os pigmentos artificiais do cabelo para aplicar uma nova coloração. Quem pintou os fios de preto ou de vermelho precisa fazer a decapagem se a intenção for clarear, afinal, coloração não clareia coloração.

- Descoloração: é um método mais conhecido, indicado para quem tem os fios naturalmente escuros e deseja clareá-los além da altura de tom considerada indicada. A descoloração é feita antes da coloração e exige cuidados específicos, já que é bem agressiva.

- Prova de toque: é uma medida feita antes de qualquer transformação para evitar alergias e outras possíveis irritações causadas pela química. Para fazer a prova de toque, é necessário aplicar uma pequena quantidade de produto no antebraço ou atrás da orelha e esperar o tempo determinado na embalagem. Não teve problemas? Então pode pintar!

- Técnicas de mechas: nem todas as mulheres desejam pintar o cabelo por completo. Algumas preferem apenas dar uma iluminada nos fios, para repaginar o visual. É aí que entram as técnicas de mechas. São várias opções e entre as mais pedidas estão as babylights, os reflexos e o ombré hair. Tem para todos os gostos!

- Teste de mecha: assim como a prova de toque, é uma medida de prevenção, porém o teste de mecha é feito diretamente nos cabelos, para saber se eles estão preparados para receber a química. Isso evita surpresas desagradáveis com a cor escolhida e evita também um corte químico.

- Tonalizante: é um produto que colore os fios, mas, como não tem amônia, costuma ser menos agressivo do que a coloração permanente. No entanto, sua ação é mais rápido e sai com algumas lavagens. O tonalizante não tem poder clareamento e é perfeito para quem quer dar um banho de brilho nos fios, realçar o tom ou ainda escurecer as madeixas.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram