Fique Diva - Dor no couro cabeludo: o que pode ser e como tratar o problema?

09/08/2018 / Publicado por Marina Couto

Dor no couro cabeludo: o que pode ser e como tratar o problema?

A dor no couro cabeludo pode ser causada por diferentes fatores, desde a forma como você prende seus fios até o ressecamento das madeixas

A dor no couro cabeludo pode ser causada por diferentes fatores, desde a forma como você prende seus fios até o ressecamento das madeixas

Parece estranho, mas o couro cabeludo pode ficar tão sensível que chega até a doer em alguns casos. E isso é mais comum do que se imagina! Isso porque a sensibilidade na raiz do cabelo pode ser provocada por diferentes fatores, dos mais simples aos mais sérios. Portanto, é importante observar o que pode estar causando esse desconforto. Quer algumas dicas? O Fique Diva te ajuda!

Acessórios muito apertados deixam o couro cabeludo sensível

Prender o cabelo ou fazer um penteado mais elaborado faz parte da rotina de muitas mulheres, porém toda essa tração nos fios pode ser a causa da sensibilidade no couro cabeludo. Será que você não está apertando demais na hora de prender as madeixas?

Além disso, presilhas, elásticos, faixas de cabelo, chapéus e até mesmo bonés, se usados em excesso, também são responsáveis por aquela dorzinha chata na cabeça. Nesse caso, vale manter os fios totalmente soltos, assim que possível, e massagear a região delicadamente com a ponta dos dedos, antes de dormir, para aliviar a sensibilidade e ajudar a relaxar.

Cabelos muito ressecados ou com caspa interferem na saúde do couro cabeludo  

O fato de hidratar os cabelos toda semana não tem só a ver com deixar os fios mais bonitos. É que o ressecamento dos cabelos também pode provocar descamações na raiz, como caspas e dermatites, deixando a região sensibilizada e bem dolorida.

Por isso, é importante manter os cuidados com os cabelos sempre em dia, lavando em dias alternados, evitando banhos muito quentes e apostando na hidratação semanal. Para quem está com o couro cabeludo sensível, também é indicado fazer umectação, que nutre a região. Porém, se a raiz estiver machucada ou descamando muito, não deixe de procurar um médico especializado para te ajudar.

Atenção aos procedimentos químicos!

Mudar a textura ou a cor do cabelo exige cuidados especiais, já que a transformação feita de qualquer jeito pode prejudicar as madeixas. No entanto, é preciso ter uma atenção ainda maior ao couro cabeludo, porque as substâncias químicas podem causar alergias na raiz ou corte químico, mesmo que você já esteja acostumada com os procedimentos.

Nesse caso, não se esqueça de cuidar dos cabelos antes mesmo de alisar, relaxar ou colorir. Se tiver precisar descolorir os fios, aposte na reconstrução para blindar os fios . E, claro, cuide bem das madeixas após a transformação. E fica a dica: se, após o procedimento químico, você estiver sentindo dor no couro cabeludo, consulte um médico de confiança.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram