Fique Diva - Guia da reconstrução capilar: tudo sobre o tratamento que recupera a saúde do cabelo!

30/01/2019 / Publicado por Marina Couto

Guia da reconstrução capilar: tudo sobre o tratamento que recupera a saúde do cabelo!

A reconstrução é um dos tratamentos do cronograma capilar, feito com queratina líquida ou máscara concentrada reconstrutora

A reconstrução é um dos tratamentos do cronograma capilar, feito com queratina líquida ou máscara concentrada reconstrutora

No cronograma capilar, existem três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. O último é indicado para quem está com os cabelos danificados, principalmente por conta dos procedimentos químicos em excesso. Dependendo do estado dos seus fios, você pode fazê-lo até mesmo uma vez por semana. No entanto, ainda rolam muitos questionamentos sobre a reconstrução e sobre os reais benefícios da queratina nas madeixas. Por isso, confira o guia que o Fique Diva preparou para você para tirar todas as suas dúvidas!

O que é reconstrução?

O primeiro passo é entender o que é a reconstrução e por que ela é tão importante no cronograma capilar. O tratamento é o mais profundo das três etapas da agenda, já que repõe a massa capilar e as proteínas perdidas com os procedimentos químicos. Nesse caso, é indicada para quem está com os cabelos enfraquecidos e muito ressecados por causa de coloração ou de alisamento.

Isso significa que quem tem cabelo virgem ou natural não pode fazer o tratamento? É claro que pode! No entanto, a frequência não precisa ser tão grande, já que os fios estão, teoricamente, mais resistentes. Avalie a necessidade das suas madeixas e faça o tratamento pelo menos uma vez por mês.

Qual a diferença entre reconstrução e cauterização?

Essa é uma dúvida muito comum entre as divas, pois, toda vez que se fala em reconstrução, a cauterização acaba sendo citada também. A diferença é que a reconstrução engloba todos os tratamentos feitos com queratina, o que inclui a máscara concentrada reconstrutora ou ainda o método com a queratina líquida .

Já a cauterização é uma forma de reconstruir os fios, feita especialmente com a queratina líquida. Além disso, a técnica também inclui a selagem dos cabelos com uma ferramenta de calor, assim os nutrientes são mantidos na fibra capilar.

A queratina líquida deixa o cabelo duro? Vai alisar?

Para as divas que querem usar a queratina líquida, mas têm um pouco de medo de que o produto possa mudar a estrutura do fio, a dica é relaxar! A queratina líquida, usada de forma correta, não deixa o cabelo duro e nem alisa.

O que acontece é que, se você exagerar na quantidade ou sobrecarregar os fios sem que eles precisem de reconstrução no momento, a queratina líquida pode sim enrijecer as madeixas. Além disso, por ser um tratamento mais intensivo, o produto deixa os fios tão maleáveis que causam a impressão de estarem mais lisos, mas o efeito é temporário. Daí a importância de avaliar a real necessidade do seu cabelo.

Saiba como usar a queratina líquida nos cabelos

Nesse caso, é fundamental saber qual é a melhor forma de usar a queratina líquida nos cabelos. Confira o passo a passo a seguir:

1º passo: lave o cabelo duas vezes com um shampoo sem sal e, após a lavagem, retire o excesso de umidade dos fios.

2º passo: borrife a queratina líquida em todo o comprimento e pontas e deixe o produto agindo por 10 minutos.

3º passo: após o tempo de pausa, sem enxaguar a queratina, divida o cabelo em mechas e aplique uma máscara concentrada. Deixe agir por mais 3 minutos.

4º passo: é hora de enxaguar! Retire bem os produtos dos cabelos, sem deixar resíduos. E finalize como de costume!

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram