Fique Diva - Guia definitivo para recuperar os cabelos ressecados no verão!

04/01/2019 / Publicado por Vitória Quirino

Guia definitivo para recuperar os cabelos ressecados no verão!

Com os cuidados certos é possível, sim, preservar a saúde dos cabelos no verão! Evitar as ferramentas de calor e apostar nos tratamentos de hidronutrição são boas dicas para cumprir a tarefa

Com os cuidados certos é possível, sim, preservar a saúde dos cabelos no verão! Evitar as ferramentas de calor e apostar nos tratamentos de hidronutrição são boas dicas para cumprir a tarefa

Muitas pessoas atribuem ao verão o título de estação mais perigosa para as madeixas. E isso acontece porque, no período das temperaturas mais altas do ano, os fios acabam ficando expostos a diversos danos que podem gerar bastante ressecamento. Água do mar, cloro e a ação solar estão entre os principais vilões capilares e são capazes de provocar outros problemas além dos cabelos secos, como a opacidade e o aspecto de fios maltratados.

Para evitar tudo isso, o Fique Diva separou 15 dicas que podem servir como o seu manual para proteger, e recuperar, os cabelos do ressecamento no verão. Não é preciso seguir todas as dicas ao mesmo tempo, mas adotar alguns dos cuidados vai te ajudar a curtir a temporada mantendo a saúde capilar em dia. Vem com a gente conferir!

1. Não deixe para fazer os tratamentos apenas quando o verão passar

Um dos maiores erros no verão é deixar os tratamentos de lado durante a estação. Deixar para recuperar a saúde das madeixas ao fim da temporada de calor não é a melhor opção. Então, a dica é adaptar uma rotina de cuidados mais simples, porém sem perder o objetivo de repor os nutrientes necessários.

2. Tenha sempre um creme levinho à mão nas viagens para praia ou idas à piscina

O leave-in é um produto indispensável na bolsa de viagem para praia. E o mesmo vale para os mergulhos na piscina. Esse creme é mais leve, porém possui a característica de ser rico em nutrientes. Fazer a aplicação do produto entre os mergulhos é ideal para evitar o ressecamento durante o passeio e ainda proteger os fios dos raios solares.

3. Use a técnica de enxágue para que o cloro não danifique suas madeixas

Quem nunca sofreu com o ressecamento pelo cloro da piscina, não é mesmo? Esse problema pode ser neutralizado com um hábito muito simples: enxáguar os fios no chuveirão antes e depois de cada mergulho. Assim seus cabelos vão absorver menos cloro e, consequentemente, ficarão menos ressecados.

4. O verão é a época perfeita para os métodos de lavagem liberada de sulfatos

Diminuir os hábitos que geram danos capilares é o primeiro passo para evitar o ressecamento. Então, aproveite o verão para adotar os métodos de low poo e no poo. Assim você diminui o uso de sulfato e deixa as madeixas mais hidratadas.

5. Abuse das receitas caseiras e dos óleos vegetais

As hidratações potencializadas com ingredientes caseiros são a chave para o sucesso. Com a ajuda desses nutrientes é possível recuperar os danos mais rápido e de maneira eficaz. Produtos como a babosa, o mel e o óleo de coco são grandes aliados para tratar fios ressecados no verão.

6. Produtos de ação rápida são sempre bem-vindos

Quem está de férias sempre procura a maneira mais simples de manter os cuidados. E os produtos de ação rápida são perfeitos para isso, diva! Opte por ampolas, bombas de hidratação e cosméticos como o Condicionador Bomba de Niely Gold, que age em apenas 1 minutinho.

7. Não se esqueça de proteger o cabelo dos raios solares

Na hora de escolher os seus cremes, óleos e finalizadores, sempre aposte nos que possuem proteção UV. Isso vai ser essencial para proteger seus cabelos dos danos e do ressecamento causado pelos raios solares.

8. Evite utilizar ferramentas de calor

Essa dica é bem batida, mas é sempre bom lembrar que deixar as ferramentas de calor de lado vai fazer bem aos cabelos. Aparelhos como o secador, chapinha e babyliss ajudam a intensificar o efeito do ressecamento, deixando os cabelos ainda mais fragilizados. Então, opte por um visual mais natural durante o verão e use essas ferramentas de forma pontual.

9. Aposte na hidronutrição para um tratamento intensivo contra o ressecamento

A hidronutrição é a melhor aposta para quem procura um tratamento potente conta os fios secos. Com essa bomba de nutrientes, você vai conseguir repor a água e os lipídios ao mesmo tempo na estrutura do fio. Então é só colocar um pouco de óleo vegetal nas suas máscaras de hidratação para conseguir o efeito macio, sedoso e hidratado que essa técnica proporciona.

10. Procure proteger as pontas com óleos e silicones capilares

As pontas dos cabelos são as partes que precisam de mais atenção no verão. As extremidades dos fios são as áreas mais desgastadas pelo tempo e por isso ficam mais expostas aos danos. Concentre os tratamentos nas pontas e procure sempre protegê-las com óleos e silicones capilares no dia a dia.

11. Aproveite cada etapa da rotina de cuidados para repor nutrientes

Nada de desperdícios! Todas as etapas da rotina de cuidados podem ser usadas para repor os nutrientes necessários. Escolha shampoos e condicionadores hidratantes para lavagem e aproveite a finalização para aplicar óleos, como nos métodos COG (creme + óleo + gel) e LOC (líquido + óleo + creme). Não deixe para tratar apenas com as máscaras!

12. A reconstrução não é tão urgente para cabelos ressecados

Quando for montar o seu cronograma capilar para o verão, priorize a hidratação e a nutrição. Essas etapas são indispensáveis para os cabelos ressecados e a reconstrução pode esperar. Apenas no caso de cabelos quimicamente tratados, ou que passam por processo de coloração, que a dica é adicionar um dia para a reposição de massa com a reconstrução.

13. Opte pela umectação noturna para otimizar o tempo nas férias

Se você não quer perder tempo cuidando dos cabelos nas férias, faça a umectação noturna. Não existe limite para os banhos de óleos, eles podem ser feitos todas as noites e ajudam demais a manter os fios livres de ressecamento. E, no caso dos cabelos crespos, essa dica pode auxiliar ainda mais a manter a saúde capilar.

14. Hidrate os fios em todas as lavagens

O verão é o momento certo para investir naquela máscara de hidratação de 1kg. E deixá-la no seu banheiro vai te ajudar a não esquecer de hidratar as madeixas em todas as lavagens. Você pode alternar os produtos se quiser, mas nunca deixe de cuidar dos fios a cada higienização.

15. Os chapéus e bonés serão seus melhores amigos

A última dica da lista é sobre os acessórios que podem proteger seus cabelos no verão. Abuse dos chapéus, bonés e amarrações de lenços, principalmente em longas caminhadas, trilhas e dias na praia.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram