Fique Diva - O que é altura de tom do cabelo? Saiba como identificar a cor dos fios antes de pintá-los

04/04/2018 / Publicado por Marina Couto

O que é altura de tom do cabelo? Saiba como identificar a cor dos fios antes de pintá-los

A altura de tom é a variação de cor de um cabelo natural ou pintado, que pode ser mais claro ou mais escuro

A altura de tom é a variação de cor de um cabelo natural ou pintado, que pode ser mais claro ou mais escuro

Se você está a fim de pintar os cabelos, geralmente vai até a loja mais próxima, dá uma olhada apenas na cor estampada na caixinha e faz o procedimento de acordo com o folheto explicativo sozinha ou no salão, certo? Mas você sabia que aqueles números que vêm na embalagem são informações valiosas a respeito do seu novo visual? Pois é, eles são baseados na altura de tom do cabelo, que pode ficar mais claro ou mais escuro. Saiba mais sobre esses detalhes que fazem toda a diferença!

Afinal, o que é altura de tom?

Se você nunca ouviu falar em altura de tom ou quando escutou o termo não fazia ideia do que significava, esse momento é seu. A altura de tom nada mais é do que a variação de cor de um cabelo, que pode ser mais claro ou mais escuro. Ela é representada por aquele número que aparece antes do ponto em uma caixinha de coloração e, quanto menor o número, mais escura é a cor. Em termos práticos, funciona assim:

- 1.0 e 2.0: ambos os números representam a cor preta, sendo que o primeiro é uma cor muito escura, um preto que chega a ser azulado. Já o segundo é um tom mais suave, próximo ao castanho escuro.

- de 3.0 a 5.0: são números que classificam os tons de castanho, que varia entre escuro (3.0), médio (4.0) e claro (5.0).

- de 6.0 a 8.0: são os números que representam a escala de loiros, que, assim como o castanho, também pode ser escuro (6.0), médio (7.0) e claro (8.0).

- de 9.0 a 10.0: também classificam os loiros, mas são tonalidades tão claras que são bem difíceis de encontrar uma pessoa com o tom. Isso também acontece com os números 11.0 e 12.0, que aparecem nas caixinhas de coloração para classificar os tons platinados. 

E os números que aparecem depois do ponto?

Percebeu que, ao falar em altura de tom, foram usados números e um zero depois do ponto? Isso significa que esses tons são cores base, puras, sem a interferência de nenhum reflexo. Quando aparecer algum número depois da pontuação, portanto, quer dizer que aquela coloração também possui pigmentos que podem clarear ou escurecer as madeixas.

É por isso que quando você lê em uma caixinha que a coloração é Castanho Dourado 5.3, o nome é apenas para um fácil entendimento da consumidora. Tecnicamente, considerando a altura de tom e a nuance, a cor seria castanho escuro, com reflexos dourados. Outro exemplo é Vermelho Intenso 7.66, que tem esse nome por conta da cor base, que é loiro médio, com duplo reflexo vermelho que deixa os fios ruivos. 

Coloração só clareia até três tons

É importante reforçar, com isso, que a coloração só clareia até três tons. Por isso, não adianta ter um cabelo com altura de tom 3, que é castanho escuro, e querer ficar loira platinada apenas com uma caixinha de tinta. Nesse caso, a descoloração é necessária para limpar os pigmentos naturais e permitir a nova cor.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram