14/09/2016 / Publicado por Raquel Brandão

O que é porosidade capilar? Saiba identificar se a sua é alta, média ou baixa + como tratar cabelos porosos

A porosidade capilar determina o quanto nosso fio consegue absorver a água e os tratamentos

Se o seu cabelo tem porosidade baixa, fica mais difícil de absorver água e os tratamentos

Cabelos com porosidade alta conseguem absorver a água e tratamentos muito bem, mas também perdem com facilidade

Cabelos com porosidade média são os consideráveis saudáveis

Para cabelos com porosidade alta, o tratamento indicado é a reconstrução

Faça o teste da porosidade capilar e saiba qual é o tratamento ideal para o seu tipo de cabelo

Cabelos porosos é um termo muito comum quando falamos de ressecamento, mas você realmente sabe o que é porosidade capilar? Existem três tipos: a baixa, média e alta, e cada nível é importante de ser identificado para saber se nossos fios têm condições de absorver a água e receber tratamentos, como hidratação, nutrição e reconstrução. 

Baixa, média e alta porosidade: qual a característica de cada uma?

Porosidade baixa: quando as cutículas estão bem fechadas. Fica bem mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento. 

Porosidade média: as cutículas estão meio abertas, os fios absorvem a água e os tratamentos facilmente. Podemos dizer que é o cabelo considerado saudável. 

Porosidade alta: as cutículas estão muito abertas, ou seja, ou fios estão bastante ressecados, com frizz e até quebradiços. Esse tipo de cabelo consegue absorver a água rapidamente, porém, também perde com muita facilidade. 

Faça um teste para saber a porosidade do seu cabelo 

Existe um teste bem fácil e simples para saber se seu cabelo está com alta, média ou baixa porosidade. No dia em que estiver com os fios limpos, separe alguns e coloque dentro de um copo com água filtrada. Espere por 10 minutos. 

PS: Não precisa arrancar os fios da cabeça, só no ato da escovação é normal que alguns caiam ou fiquem na escova, pega de lá mesmo, combinado? 

- Fio afundou no copo = alta porosidade.

- Fio não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.

- Fio boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade.

Saiba qual tratamento você precisa em cada nível de porosidade 

Agora que você já identificou o nível de porosidade dos seus fios, fique sabendo que cada um tem um tratamento específico. Prepare os produtos do seu cronograma capilar e mãos à obra!

Cabelo com alta porosidade: no caso de fios estão muito ressecados e porosos, o tratamento indicado é a reconstrução. Você pode fazer com uma máscara concentrada ou com a queratina líquida

Cabelo com média porosidade: para manter seus cabelos saudáveis sempre com aquele aspecto impecável, a nutrição é o tratamento indicado. Você pode escolher entra a máscara ou óleo vegetal (umectação capilar)

Cabelo com baixa porosidade: como as cutículas estão fechadas, foque na hidratação. Uma dica para fazer com que o tratamento penetre nos fios, comece o banho com a água morna (nunca quente!) para abrir um pouco as cutículas e facilitar a absorção do tratamento. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram