Fique Diva - Outubro Rosa: saiba tudo sobre o mês da prevenção contra o câncer de mama + como fazer o autoexame

11/10/2018 / Publicado por Marina Couto

Outubro Rosa: saiba tudo sobre o mês da prevenção contra o câncer de mama + como fazer o autoexame

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre o câncer de mama, doença que afeta mulheres do mundo inteiro

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre o câncer de mama, doença que afeta mulheres do mundo inteiro

Em outubro, o rosa se transforma na cor oficial do mês e aparece estampado em diferentes lugares. Não, não se trata de uma nova tendência de moda, mas sim de uma campanha para alertar sobre o câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce. Quer saber mais sobre esse movimento? O Fique Diva separou algumas informações sobre o Outubro Rosa e dicas de como se prevenir da doença que atinge muitas mulheres e até mesmo homens. Confira!

O que é Outubro Rosa?

Muita gente vê por aí monumentos históricos, prédios públicos e as redes sociais enfeitadas com a cor rosa em outubro, mas não sabem bem o motivo. É que, durante o mês inteiro, acontece uma mobilização mundial para alertar sobre os riscos do câncer de mama e trazer à tona orientações, dicas e apoio para ajudar na prevenção.

Esse movimento começou ainda na década de 90, nos Estados Unidos, mas foi ganhando força ao redor do mundo, com o respaldo de instituições renomadas na área da saúde. Como laços rosas foram distribuídos pela Fundação Susan G. Komen na primeira corrida pela cura do câncer, em 1990, a cor é usada como símbolo da luta desde então.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais afeta mulheres

O corpo humano passa por muitas transformações ao longo da vida, em especial o das mulheres. É por isso que é muito importante fazer um acompanhamento médico para detectar com antecedência mudanças mais simples ou casos mais sérios, como o câncer de mama.

Essa doença, que atinge mulheres do mundo inteiro, se caracteriza por nódulos nos seios, em decorrência de uma multiplicação anormal das células na região, que pode se tornar tumores malignos. Além de causas genéticas e hereditárias, má alimentação, sedentarismo, idade e problemas hormonais também são fatores que podem influenciar no desenvolvimento do câncer de mama.

O autoexame é fundamental, mas não é o único modo de prevenção

Um dos métodos mais simples para descobrir possíveis nódulos nos seios é fazendo o autoexame nas mamas. O toque delicado, feito em movimentos circulares, ajuda a identificar caroços e chegar ao diagnóstico. Veja o passo a passo: 

1 - Deitada ou de pé na frente de um espelho, passe os dedos em torno dos seios, em toda a região, e veja se há alguma alteração na forma ou se sente algum caroço.

2 - Em seguida, aperte com cuidado os mamilos para ver se sai alguma secreção. Notou alguma coisa diferente? Procure um médico! E o ideal é fazer isso todo mês, combinado, diva?

Mas ele não é a única forma de prevenção! Além do autoexame, é necessário um acompanhamento médico e fazer exames mais precisos, que conseguem constatar tumores ainda em fase inicial. A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos e deve ser feita todo ano.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram