facebook instagram twitter youtube
Beleza

Pelo encravado: saiba como evitar o problema com dicas e receitas caseiras

Quem faz depilação, seja com lâmina ou com cera quente, pode sofrer com os pelos encravados. E a causa não está só na retirada dos pelinhos não, até mesmo o uso de roupas muito apertadas provocam esse problema, sabia? No entanto, com alguns cuidados e truques, é possível resolver essa situação. Saiba o que fazer para cuidar da região inflamada.

Depilar com lâmina é uma das principais causas do pelo encravado

Os pelos servem para proteger a pele e funcionam como um filtro, para evitar a entrada de impurezas no corpo. Porém, algumas mulheres - e homens - preferem se livrar dos pelinhos com a depilação.

Entre os métodos mais conhecidos, a lâmina é mais prática e barata, mas é a que mais propicia o surgimento do pelo encravado. Isso porque ela não retira o fio pela raiz, que tem mais dificuldade de romper a pele depois de cortado. Além disso, o atrito constante da lâmina com a pele provoca irritações e pode obstruir a região.

O tipo de pelo também influencia no surgimento de pelo encravado

Não só a depilação com lâmina deixa os pelos mais encravados. Quem tem os fios muito grossos ou muito finos também podem sofrer com o problema, já que eles tendem a curvar antes mesmo de crescerem por completo.

O mesmo acontece com as pessoas negras, que costumam ter os pelos mais enrolados, independentemente da região do corpo. Esse crescimento em espiral pode não ter força o suficiente para atravessar a pele e inflamar a região.

Saiba o que fazer para evitar os pelos encravados

O melhor jeito de manter os pelos encravados bem longe é deixando a pele respirar. Sim, roupas muito justas, muito fechadas e com tecidos que “seguram” o suor podem interferir no crescimento dos fios e prejudicar a sua pele. Prefira roupas de algodão e mais larguinhas, principalmente nos momentos de relax.

Outra dica é caprichar na hidratação. Pele hidratada facilita a saída dos pelos e dificilmente eles irão encravar. A esfoliação também é muito importante para evitar esse inconveniente. Se o seu caso for mais crítico, no entanto, procure um médico para indicar o melhor tratamento.

As receitas caseiras também podem te ajudar!

Nada como uma misturinha caseira para cuidar da pele, não é mesmo? Além de práticas, dá para economizar uma grana com alguns produtos naturais. É o caso da esfoliação com mel e açúcar, que evita que os pelos encravem.

Alguns dias antes da depilação, faça movimentos circulares com a mistura pelo corpo e repita o procedimento uma semana depois. Para as peles mais sensíveis, pode substituir o açúcar por aveia. É mara!

Últimas matérias

Temas relacionados