Fique Diva - Secador, chapinha e babyliss: saiba como reduzir o dano causado pelas ferramentas de calor no cabelo

27/11/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Secador, chapinha e babyliss: saiba como reduzir o dano causado pelas ferramentas de calor no cabelo

Os danos causados pelas ferramentas de calor podem, sim, ser minimizados! Aposte em um bom protetor térmico e reduza a frequência de uso para obter bons resultados

Os danos causados pelas ferramentas de calor podem, sim, ser minimizados! Aposte em um bom protetor térmico e reduza a frequência de uso para obter bons resultados

Mesmo sabendo de todos os danos que as ferramentas de calor causam, deixar de usar os aparelhos pode ser uma tarefa mais complicada do que muita gente imagina. Os secadores são verdadeiros salvadores para as meninas que possuem cabelos muito longos ou cheios. E a chapinha e o babyliss automaticamente oferecem uma aparência saudável e alinhada para as madeixas, escondendo danos como as pontas duplas e espigadas. Porém, é preciso resistir à tentação e toda a facilidade que essas ferramentas proporcionam. Para isso, o Fique Diva separou uma lista com cinco dicas de como reduzir aos poucos os danos causados pelos aparelhos. Confira!

1. Aposte em técnicas que aceleram a secagem

Se para você o secador é o aparelho mais difícil de largar, a dica é apostar nas técnicas que aceleram a retirada da umidade. Para as crespas e cacheadas, existe o plopping, que é feito apenas com uma camisa de algodão ou toalha de microfibra. E, além de adiantar a secagem, essa técnica também ajuda a manter a definição por mais tempo.

Já para as lisas e onduladas, a sugestão é alternar a posição das madeixas, jogando para vários lados e abrindo o comprimento ao meio. Essa simples atitude vai fazer com que o excesso de água evapore mais rápido e você finalmente conseguirá se livrar do secador.

2. Evite usar as ferramentas de calor no dia a dia

O uso constante do calor nos fios é muito prejudicial e pode intensificar os danos. Ressecamento, pontas duplas, opacidade e quebra estão entre os problemas mais recorrentes de quem utiliza os aparelhos capilares no cotidiano. E o ciclo tende a se repetir nesses casos, pois, quanto mais danificado seu cabelo estiver, maior será a vontade de mascarar essas características ruins. Usar ferramentas de calor todos os dias não é uma necessidade e, o quanto antes você perceber isso, melhor será para a sua saúde capilar.

3. Não se esqueça de aplicar o protetor térmico

Quando for usar secador, chapinha ou babyliss, não se esqueça do protetor térmico. Esse produto é termoativado e isso significa que, quando em contato com o calor, alguns ingredientes são ativados para proteger as suas madeixas. O cosmético reduz os danos e a desidratação causadas pelos aparelhos, o que auxilia a manter a saúde capilar mesmo com a exposição às altas temperaturas. Então, nada de esquecer a proteção térmica, diva!

4. Cabelos fortes e hidratados resistem mais aos danos

Se ainda assim você não consegue abandonar a chapinha e o secador, não deixe de investir em uma rotina de cuidados. O cronograma capilar garante cabelos mais fortes e resistentes aos danos. Dessa forma, seus fios não irão se partir com facilidade quando expostos ao calor dos aparelhos. Embora não seja o ideal, madeixas hidratadas e nutridas respondem melhor aos alisamentos.

5. Deixe a chapinha e o babyliss para eventos especiais

Outra opção para quem quer começar aos poucos é deixar a chapinha e o babyliss para ocasiões especiais. O secador quando usado na temperatura morna não causa tantos problemas à estrutura capilar como as outras ferramentas. Então, vale a pena restringir o uso dos aparelhos mais intensos para momentos esporádicos.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram