Fique Diva - Você conhece o seu cabelo? Um guia para entender qual tratamento seus fios precisam

21/01/2019 / Publicado por Marina Couto

Você conhece o seu cabelo? Um guia para entender qual tratamento seus fios precisam

Muitos fatores interferem na aparência dos fios, entre eles, a lavagem, a rotina de tratamentos e a finalização

Muitos fatores interferem na aparência dos fios, entre eles, a lavagem, a rotina de tratamentos e a finalização

As meninas que passaram pela transição capilar sabem que conhecer o próprio cabelo e saber as suas reais necessidades é um dos maiores desafios do período, principalmente depois de tantos anos de química. No entanto, a gente só vai saber o que os fios precisam se testarmos diferentes possibilidades. E é por isso que o Fique Diva trouxe algumas dicas para você saber lidar melhor com as suas madeixas, seja qual for a textura. Confira!

Não precisa lavar o cabelo todos os dias!

É comum achar que não tem problema nenhum lavar o cabelo diariamente, ainda mais se estiver muito calor ou se os fios forem mais oleosos. Mas você já reparou que, quanto mais você lava as madeixas, mais elas parecem que estão ressecadas? É que a lavagem em excesso retira a proteção natural do couro cabeludo, deixando-o mais exposto ao ressecamento.

Nesse caso, você precisa fazer um intervalo entre as lavagens, pelo menos dia sim, dia não. Se achar que dá para aumentar um pouquinho mais esse intervalo, principalmente se você for cacheada ou crespa, vá em frente. Vale lembrar, porém, que muito tempo sem lavar o cabelo também é prejudicial. Tente encontrar um equilíbrio.

A hidratação é o básico, mas não é o único tratamento

Quanto aos cuidados com os cabelos, eles não se restringem apenas às lavagens. É preciso apostar em tratamentos mais profundos, como a hidratação, que pode ser feita com máscara concentrada ou receitinhas caseiras. Ela é indicada para todos os tipos de cabelos e deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana. Você vai notar a diferença ao hidratar os fios com regularidade.

Além disso, dependendo do seu tipo de cabelo e do seu objetivo, você pode variar os tratamentos e dar uma chance para a nutrição e para reconstrução, que também fazem parte do cronograma capilar. Muitas vezes, as divas ficam focadas nos cremes de hidratação, mas esquecem que os óleos vegetais e a queratina líquida ajudam a repor os outros nutrientes que os fios precisam.  

 

Como você finaliza o seu cabelo?

Essa é uma pergunta difícil de responder, não é mesmo, diva? É que muita gente não tem uma rotina de finalização específica ou nem faz muita questão, mas saiba que ela pode fazer toda a diferença na aparência das suas madeixas.

A começar pelos produtos que você usa! Eles são funcionais para o seu tipo de fio? Ou você pega o primeiro que está dando sopa no armário do seu banheiro? Tem mais: o jeito que você seca os seus fios, as ferramentas que usa, se penteia os cabelos com os dedos, com pente ou escova… Tudo isso influencia no resultado final. Se você não está satisfeita com o seu cabelo atualmente, a dica é começar a prestar mais atenção na sua rotina de cuidados.

 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram