Fique Diva - 10 coisas que se aprende com a transição capilar!

20/06/2018 / Publicado por Marina Couto

10 coisas que se aprende com a transição capilar!

A transição capilar é um período cheio de descobertas e aprendizados

A transição capilar é um período cheio de descobertas e aprendizados

Na transição capilar, os cabelos ficam com duas texturas e, muitas vezes, é difícil lidar com a situação com paciência e autoestima boa. No entanto, esse é um período repleto de descobertas e aprendizados, em que cada cacho que cresce é uma nova chance de valorizar a sua real identidade. Por isso, o Fique Diva separou 10 coisas que todas as divas que encaram essa fase aprendem. Confira!

1 - O cabelo pode ficar diferente do que você imagina

É comum idealizar o momento em que os cachos ficarão definidos e poderosos depois da transição capilar, mas nem sempre é assim que acontece, diva! Depois de muitos anos de química, o cabelo natural pode não ser como você sonhou - e tudo bem. Se é assumir os cachos que você quer, você vai aprender a cuidar e lidar com os seus fios do jeitinho que eles são.

2 - Tem que cuidar dos cabelos sempre!

Se, antes da transição, a sua máscara de hidratação ficava esquecida no canto do armário, tudo muda quando você entra nessa fase. Isso porque a hidratação, assim como todas as etapas do cronograma capilar, devolve os nutrientes perdidos pelo excesso de química e faz com que as madeixas cresçam mais fortes e bem mais saudáveis.

3 - Existem muitas críticas e preconceito com a transição capilar

Dependendo do seu tipo de fio, a diferença entre a raiz e o comprimento pode ficar muito visível. E isso gera olhares tortos e comentários preconceituosos - inclusive entre as pessoas mais próximas. Mas seja qual for a sua escolha, não se deixe abater pelas piadinhas e pela vibe negativa dos outros, combinado?

4 - Você pode ter vontade de desistir...

A transição capilar é um período difícil e bem cansativo, na maioria das vezes. Por isso, não se sinta culpada se a vontade for de jogar tudo para o alto. No entanto, antes de correr para a escova progressiva, reflita sobre os motivos que te fizeram desistir da química. Se ter os cabelos cacheados ou crespos é o seu objetivo, então, força guerreira!

5 - … e você pode, de fato, desistir

Estar em transição capilar não significa que você precisa ir até o final. Se, no meio do caminho, você percebeu que não sabe lidar bem com os cachos ou que simplesmente prefere os cabelos alisados, não tem porque ficar sofrendo! Você é livre para se sentir bonita como bem entender e com o cabelo que achar melhor. Não pode é ficar forçando algo que não te faz feliz!

 

6 - Você se torna mais criativa na finalização

Aprender a finalizar os cabelos do jeito certo é grande sacada para manter os cachos intactos, esteja você em transição capilar ou não. Tem mais: se não tiver creme que dê jeito nas madeixas, os penteados se tornam os aliados para ajeitar os fios. Vale coque, rabo de cavalo, trança ou mesmo fazer uma mistura de estilos para se livrar do famoso bad hair day.

7 - Você conhece termos que nunca tinha ouvido falar

Big chop, texturização, fitagem, ritual do COG, cronograma capilar… dá para criar um dicionário inteiro com tantas palavras que você descobre quando entra em transição. É claro que não precisa saber tudo de cabeça, mas com o tempo você se acostuma com todas elas - e ainda explica tudinho para as amigas!

 

8 - As pessoas se inspiram em você

Você pode se achar esquisita, querer desistir e não ver a hora de a transição capilar terminar logo, mas tenha certeza que toda a sua força de vontade e seus cuidados com os cabelos inspiram muita gente que está ao seu redor.  

9 -  Você quer falar sobre transição capilar o tempo todo

Uma vez que você entra nesse universo da transição capilar, vai querer pesquisar tudo a respeito dos produtos, testar tratamentos diferentes, participar de grupos para discutir sobre as dificuldades do período. Enfim, é um caminho sem volta!

10 - É uma das melhores experiências da vida

Mesmo com todos os perrengues, a experiência de se descobrir, se autoaceitar e entender mais sobre suas origens é transformadora e uma das melhores coisas que acontecem com quem decide ir até o fim com a transição capilar. Que tal tentar?

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram