Fique Diva - 3 receitas caseiras para cuidar do cabelo elástico

14/10/2019 / Publicado por Dandara Franco

3 receitas caseiras para cuidar do cabelo elástico

O cabelo elástico pode acabar precisando de um corte químico, caso não tenha os cuidados específicos (Foto: Instagram, @flamcis)

O cabelo elástico pode acabar precisando de um corte químico, caso não tenha os cuidados específicos (Foto: Instagram, @flamcis)

Todo cabelo precisa de atenção e cuidados específicos para que os fios possam continuar saudáveis. O calor excessivo, poluição e processos químicos podem deixar as madeixas  ressecadas. Quando o cabelo não recebe o tratamento adequado em situações de emergência, pode ficar danificado e fragilizado ao extremo, além de ficar elástico e precisar passar por um corte químico. Para não chegar ao ponto mais crítico da situação, o Fique Diva separou 3 receitas caseiras para cuidar do cabelo elástico!

Cabelo elástico: como identificar?

Pode ficar tranquila que todo cabelo já possui uma elasticidade natural, mas sabe quando puxamos o fio ele se estica até partir? Então, esse tempo em que ele demora a partir é que define se o fio está elástico ou não, mas é preciso testar uma maior quantidade de fios para ter certeza se o cabelo realmente está elástico. Outro ponto é quando o cabelo acaba embolando demais quando está úmido! Confira o passo a passo para identificar o cabelo elástico:

1° passo: separe uma mecha do seu cabelo ainda úmido;

2° passo: repare se os fios estão embolando com facilidade ou aglomerados, já que esse pode ser um forte sinal de fios elásticos;

Dica de diva: o cabelo elástico não é muito fã do shampoo e há uma dificuldade em retirar o produto dos fios. Por isso, indicamos fazer um pré-shampoo antes da higienização dos fios.

Cabelo elástico: quais são os melhores tratamentos para cuidar dos fios

A reconstrução e a cauterização capilar são os tratamentos mais indicados para cuidar dos cabelos elásticos, já que os dois conseguem agir mais intensamente dentro da estrutura do fio - restaurando cada partícula. Apesar dos dois tratamentos reporem massa ao fio, a reconstrução não é a mesma coisa que a cauterização. A reconstrução pode ser feita com várias receitas caseiras com um bom mix de ingredientes, já a cauterização só pode ser feita com a queratina capilar.

Queratina líquida + vinagre de maçã: a receita caseira milagrosa para recuperar os fios 

A queratina líquida já é a nossa amiga há tempos! Assim como a babosa, o produtinho é super versátil e está aí para salvar os nossos fios em momentos de desespero. Quer saber mais sobre a receitinha? Se liga no passo a passo:

1° passo: em um potinho, separe 100ml de água e adicione 25ml de vinagre de maçã. Deixe a mistura assentar durante um tempinho;

2° passo: lave as madeixas com um shampoo sem sal e retire o excesso de água com uma toalha de algodão para evitar o frizz;

3° passo: separe o cabelo em mechas para aplicar o produto de forma uniforme e borrife queratina líquida em cada parte. Deixe agir por 10 minutos;

4° passo: sem enxaguar a queratina, aplique a máscara reconstrutora e deixe agir por mais 20 minutos. Depois, é só enxaguar normalmente;

5° passo: divida o cabelo em mechas novamente para aplicar a misturinha do vinagre + água, deixando agir por 15 minutos;

6° passo: agora é só enxaguar, aplicar o condicionador normalmente e finalizar com o seu creme para pentear com proteção UV!

Reconstrução capilar caseira: saiba como usar a gelatina incolor e o creme de tratamento juntos 

A sobremesa do almoço pode esperar um pouco enquanto a gente te ajuda a recuperar a saúde dos seus fios, né, diva? Se liga que essa dica repõe o colágeno e aminoácidos, além de ser bem fácil de seguir!

1° passo: higienize os fios como de costume, usando um shampoo sem sal e que seja compatível com o seu tipo de cabelo;

2° passo: separe um potinho para dissolver a gelatina sem sabor incolor em 150 ml de água. Aproveite para separar três colheres da máscara de reconstrução. Misture os ingredientes; 

3° passo: adicione uma colher de óleo de coco e de soro fisiológico para trazer mais brilho aos fios;

4° passo: aplique a misture nos fios lavados e deixe agir por 30 minutos;

5° passo: enxágue e finalize as madeixas como de costume

Receita caseira para recuperar o cabelo elástico

Pode até parecer receita de bolo, mas é a receita caseira cheia de vitamina B que vai deixar os seus fios ainda mais fortes e sem gastar muito! Para essa receita, recomendamos a máscara de hidratação profunda Compridos + Fortes da Niely, já que os ingredientes da receita são compatíveis com os componentes da linha!

1° passo: separe um ovo inteiro, três colheres de sopa de leite e outras três da máscara de hidratação;

2° passo: misture bem a gema e a clara do ovo com um garfo e misture todos os ingredientes da receita;

3° passo:  antes de higienizar os fios, aplique a mistura no cabelo seco e deixe agir por 30 minutos;

4° passo: agora, é só enxaguar bem as madeixas, retirando todo e qualquer resquício de produto;

5° passo:  após retirar o excesso de água, é só lavar os cabelos normalmente, sem esquecer de passar o condicionador no comprimento e nas pontas dos fios.

Cronograma capilar precisa ser feito sempre!

Nada de abandonar a hidratação e a nutrição, hein, diva? Por mais que a reconstrução capilar e a cauterização sejam os tratamentos mais recomendados, o cabelo também precisa de outros nutrientes que só são oferecidos através do cronograma capilar! Assim como a reconstrução repõe massa aos fios, a hidratação mantém a água nas madeixas enquanto a nutrição dá aquele empurrãozinho para devolver os lipídios e manter a oleosidade natural do cabelo. 

Dica de diva:  volta e meia fica complicado dar a devida atenção aos cuidados capilares, por isso sempre indicamos o uso do condicionador bomba da Niely. O produtinho age em apenas um minuto para repor os nutrientes necessários ao seu cabelo!



Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram