Fique Diva - 4 erros que você não pode cometer na hora de pintar o cabelo em casa

02/06/2020 / Publicado por Ariel Borges

4 erros que você não pode cometer na hora de pintar o cabelo em casa

Confira estas dicas para acertar na hora de pintar o cabelo em casa (Foto: Instagram @naturally.endia)

Confira estas dicas para acertar na hora de pintar o cabelo em casa (Foto: Instagram @naturally.endia)

Pintar o cabelo em casa tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as mulheres que amam mudar o visual por conta própria. E não é para menos: o processo é simples e com o passo a passo correto, é muito difícil de dar errado. Ainda assim, muita gente tem medo de brincar com o conteúdo das caixinhas de coloração e de tonalizante. Para te ajudar nesse momento, o Fique Diva listou alguns erros que você não pode cometer na hora de mudar a cor das madeixas. Dá só uma olhada! 

1) Deixar a coloração agindo pelo intervalo de tempo errado

Muita gente acha que se você deixar a coloração agindo no cabelo por mais tempo existe a probabilidade da cor ficar mais forte, mas não é bem assim. Tanto as tintas permanentes quanto os tonalizantes têm um tempo de ação estabelecido e indicado na caixinha e você precisa manter os olhos no relógio para respeitar o intervalo certo. Se tirar antes, os pigmentos não vão ter tido tempo suficiente de fixarem no cabelo. Se deixar o produto agindo por tempo demais, o fio pode terminar danificado, enfraquecido e com uma cor completamente diferente da desejada. 

2) Aplicar a coloração com o cabelo limpo 

O estado do seu cabelo no momento de aplicação da coloração também influencia muito no resultado final. Para as tintas permanentes, que têm amônia na composição, o ideal é que o cabelo esteja sujo e seco na hora de aplicar. Isso acontece porque a amônia já tem capacidade suficiente de abrir as cutículas dos fios na hora de depositar os pigmentos. Nesse processo, a oleosidade do cabelo sujo também ajuda a proteger o couro cabeludo. 

Quando a transformação for feita com tonalizante, porém, a dica é estar com os fios limpos e úmidos. A água morna abre as cutículas do fio e isso pode facilitar a fixação da coloração sem amônia. A retirada de resíduos, como finalizadores e óleos capilares também ajuda no resultado final, nesse caso. 

3) Tentar clarear o cabelo já colorido com outra coloração

Toda caixinha de coloração tem uma previsão de resultado do processo de acordo com a cor base. Na hora de comprar, muita gente acha que essa simulação vale para todos os casos, mas fique atenta: coloração não clareia coloração. Em fios que têm a cor natural, a tintura com amônia clareia, no máximo, dois ou três tons. Os cabelos que já foram coloridos com uma tinta escura precisam de processos como a decapagem para serem clareados novamente. Nesse caso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional. 

4) Espalhar a coloração de forma desigual

Seja com ou sem amônia, um dos principais segredos para conseguir um bom resultado pintando o cabelo em casa é a hora de aplicar. Para evitar manchas, você precisa ter certeza que o conteúdo da embalagem foi espalhado igualmente por todo o cabelo. Divida bem os fios na hora de aplicar e, se precisar, conte com a ajuda de um espelho para visualizar a parte de trás com mais facilidade. Se você tem fios muito cheios e volumosos, pode ser necessário usar duas caixinhas ao invés de uma só, então é válido se prevenir e ter a quantidade suficiente antes de começar a aplicação.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram