Fique Diva - 5 dicas para cuidar do seu couro cabeludo

02/02/2018 / Publicado por Vitória Quirino

5 dicas para cuidar do seu couro cabeludo

Cuidar do couro cabeludo vai refletir na saúde do cabelo como um todo

Cuidar do couro cabeludo vai refletir na saúde do cabelo como um todo

Fazer esfoliação regularmente na raiz do cabelo vai estimular o crescimento

Fazer esfoliação regularmente na raiz do cabelo vai estimular o crescimento

Evite aplicar condicionadores no couro cabeludo para não obstruir os poros

Evite aplicar condicionadores no couro cabeludo para não obstruir os poros

Um couro cabeludo saudável é essencial para cabelos bonitos e bem cuidados

Um couro cabeludo saudável é essencial para cabelos bonitos e bem cuidados

Massagens com óleos vegetais no couro cabeludo vão prevenir que a área fique exposta

Massagens com óleos vegetais no couro cabeludo vão prevenir que a área fique exposta

Use tônicos capilares para estimular a circulação na raiz dos fios

Use tônicos capilares para estimular a circulação na raiz dos fios

Para ter cabelos lindos, hidratados e com brilho, não adianta focar apenas no cuidado com o comprimento das madeixas. O couro cabeludo é uma área muito importante para o crescimento capilar e também para saúde dos fios. Por isso, é essencial ter alguns cuidados com a raiz, que vão refletir na prevenção de problemas como queda, ressecamento e opacidade. Então, vem conferir 5 dicas para adicionar na sua rotina capilar que vão cuidar do seu couro cabeludo!

1. Faça esfoliação no couro cabeludo regularmente

Assim como a pele do corpo, o couro cabeludo também precisa de uma boa esfoliação para remover a pele morta, o excesso de produtos e renovar a circulação na área. Deixar os poros livres será ótimo para o crescimento capilar, já que o fio não terá empecilhos no processo. Porém, procure fazer esse tratamento na raiz apenas uma vez por mês. Assim não o cabelo não corre nenhum risco de ficar ressecado e sem brilho por falta de oleosidade. Para fazer a esfoliação podem ser usadas receitinhas caseiras com açúcar ou café. E quem quiser uma limpeza mais profunda pode apostar na argiloterapia capilar.

2. Use tônicos para estimular a circulação sanguínea na raiz

O uso de tônicos capilares é uma boa maneira de estimular a circulação sanguínea na raiz e tratar alguns problemas, como oleosidade, caspa e queda. Também são recomendados para cuidar da vermelhidão e possíveis irritações que possam surgir no couro cabeludo. O modo de aplicar é bem simples, depois de higienizar as madeixas basta aplicar o produto na raiz e massagear por alguns minutos e deixar o cabelo secar naturalmente sem lavar. Opte por ingredientes calmantes e se preferir invista em receitas caseiras para conseguir um tônico ainda mais natural.

3. Massagens com óleos vegetais são ótimas para evitar o ressecamento da pele

Os óleos vegetais são bastante utilizados para tratamentos de umectação e até mesmo para potencializar o efeito da hidratação ou reconstrução. Esse produto, que é bem versátil, também pode ser usado para evitar o ressecamento da pele do couro cabeludo. A raiz pode ficar ressecada por ser lavada todos os dias com shampoo, receber muita água quente ou ficar exposta à radiação solar. E ter essa pele ressecada deixa a área extremamente exposta a vários tipos de dano, desde uma coçadinha com a unha até tratamentos químicos. Portanto, procure fazer massagens com óleos na raiz sempre que possível para evitar o ressecamento da pele.

4. Evite aplicar as máscaras de tratamento e os condicionadores na raiz do cabelo

As máscaras e condicionadores tem a função de hidratar o comprimento do cabelo e não devem ser aplicadas na raiz. O excesso de produtos no couro cabeludo pode entupir os poros e deixar os fios oleosos, opacos e sem vida. A mesma dica vale para os finalizadores, porém com produtos de banho a atenção deve ser redobrada já que o normal entre as mulheres é seguir a mesma área de aplicação do shampoo. Respeite um espaço de dois dedos a partir da raiz e o problema estará resolvido.

5. Ter uma boa alimentação vai contribuir para saúde do couro cabeludo

Você já deve saber que a sua alimentação influencia na saúde e aparência dos fios. O mesmo vale para o couro cabeludo, pois ao ingerir bastante proteína e aminoácidos você estimula a circulação e o crescimento capilar. Substâncias como o zinco ajudam a diminuir a oleosidade e o ômega-3 dão uma recarga de hidratação nas madeixas. Tentar melhorar de dentro para fora também é uma ótima saída porque além de ter uma raiz saudável e cabelos maravilhosos, os alimentos ainda farão bem para outras partes do seu organismo.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram