Fique Diva - 5 dicas para uma rotina de cuidados do cabelo cacheado e crespo mais prática

11/10/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

5 dicas para uma rotina de cuidados do cabelo cacheado e crespo mais prática

É possível manter o cabelo crespo e cacheado saudável com uma rotina mais prática; veja como simplicar a sua! (Foto: Instagram @jasmeannnn)

É possível manter o cabelo crespo e cacheado saudável com uma rotina mais prática; veja como simplicar a sua! (Foto: Instagram @jasmeannnn)

Atos como hidratar o cabelo crespo e cacheado no banho ajudam a simplificar a rotina de cuidados (Fotos: Instagram @faceovermatter)

Atos como hidratar o cabelo crespo e cacheado no banho ajudam a simplificar a rotina de cuidados (Fotos: Instagram @faceovermatter)

Quem tem cabelo crespo e cacheado também pode abrir mão do difusor e das misturinhas para economizar tempo no dia a dia (Foto: Instagram @tach.j)

Quem tem cabelo crespo e cacheado também pode abrir mão do difusor e das misturinhas para economizar tempo no dia a dia (Foto: Instagram @tach.j)

A rotina de cuidados com o cabelo cacheado e crespo não precisa ser complexa. É possível manter as madeixas saudáveis, com muita definição e volumão sem passar horas na frente do espelho todos os dias. Mudanças simples como usar máscaras concentradas no chuveiro ou adotar um cronograma capilar mais intuitivo fazem toda a diferença na vida das divas que querem uma rotina mais prática. É esse o seu caso? Então confira as cinco dicas que separamos para te ajudar a descomplicar o cuidado com o cabelo crespo e cacheado!

1. Faça a sua hidratação no banho com uma máscara concentrada

Fazer de uma a duas hidratações por semana é indispensável na vida de quem tem cabelo crespo ou cacheado. Mas isso não quer dizer que você precisa perder minutos preciosos do seu dia dedicados apenas a isso. Para facilitar a tarefa, faça as suas hidratações no banho, usando uma máscara concentrada. Normalmente, esses produtos agem mais rapidamente, sendo necessário apenas três minutos de pausa após a aplicação. Também vale ficar atenta aos ingredientes da composição, sempre dando preferência a cremes indicados para cachos para um resultado mais eficiente. 

2. Deixe os cabelos secarem ao natural em vez de usar o difusor

O difusor é um ótimo aliado na secagem do cabelo crespo e cacheado no dia a dia. Além de acelerar o processo, ele também auxilia na definição dos cachos se usado da forma correta. Porém, são necessários longos minutos manuseando o aparelho para conquistar o resultado desejado. Para quem quer uma rotina mais prática, a dica é reduzir o uso do difusor e deixar seus cachos secarem naturalmente, especialmente nos dias em que você não for sair de casa. Essa folga do difusor não só vai facilitar a sua rotina como também vai reduzir as chances de ressecamento e quebra por uso excessivo de calor nas madeixas.

3. Troque misturinhas por produtos para cabelo crespo e cacheado já prontos e completos

As misturinhas são muito populares entre as cacheadas e crespas, mas algumas delas podem ser bastante trabalhosas, além de incluírem ingredientes que nem sempre estão disponíveis em casa. Por isso, vale trocar misturinhas caseiras por produtos específicos para cabelo crespo e cacheado que já venham prontos e com tudo que você precisa desde a prateleira. Para ter certeza de que você está fazendo a escolha certa, leia atentamente a embalagem e fique atenta aos ingredientes da fórmula

Em vez de fazer uma misturinha com óleo de coco, você pode apostar na máscara Nutrição Mágica, que tem óleo de coco e abacate na composição. Quer cachos mais longos e fortes? Então a fórmula com óleo de rícino e D-Pantenol da máscara Niely Gold Compridos + Fortes é perfeita para você! Outra benefício dessa substituição é que as fórmulas de cosméticos tem partículas menores que conseguem penetrar as madeixas mais profundamente, algo que alguns ingredientes in natura, como os óleos, não são capazes de fazer.

4. Inclua um spray de day after para cabelos cacheados e crespos na rotina

Quer perder menos tempo arrumando as madeixas no day after? Então que tal incluir um spray de after na sua rotina? Mais fácil de ser aplicado e espalhado por todo o comprimento dos fios, esse tipo de produto ajuda a recuperar os cachos no dia seguinte à lavagem sem que você precise refazer toda a sua finalização. Para que você não tenha que fazer misturinhas - lembra da dica número 3? - a nossa sugestão é apostar em um produtinho desenvolvido justamente para isso, como o Spray Day After Cachos do Seu Jeito, que une a nutrição do óleo de linhaça com a hidratação da manteiga de karité para reativar os cachos, além de oferecer proteção antifrizz, antipoluição e proteção térmica.

5. Aprenda a montar um cronograma capilar mais flexível para você

Seguir um cronograma capilar para cabelo crespo e cacheado é muito importante para a saúde dos fios, pois garante que eles estão recebendo todos os nutrientes necessários regularmente. Mas seguir fielmente uma tabelinha fixa e engessada pode não só complicar muito a rotina de cuidados, como também não trazer um bom resultado a longo prazo. Para evitar esses problemas, a dica é seguir um cronograma capilar mais flexível e intuitivo, fazendo os tratamentos de acordo com as necessidades que você observar nas madeixas no dia a dia.

Use uma tabela como base, mas sinta-se livre para adaptá-la de acordo com o seu tempo livre e o que você sentir que seus cachos precisam naquele momento. Quer um exemplo? Cabelos 100% naturais e saudáveis vão precisar de menos reconstrução e tratamentos intensivos no geral. Já cabelos que acabaram de passar por um processo de coloração ou que foram danificados por chapinha, água de mar ou piscina, por exemplo, vão precisar de um cronograma de recuperação mais intenso.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram