Encontrar a base perfeita não é fácil. Existem muitas variáveis para esse produto. A cobertura e a textura são importantes, e a cor é o mais difícil de acertar de primeira. Mas algumas dicas bem simples fazem a busca ser menos turbulenta. Desde a pesquisa antes de ir para a loja, até a hora de testar o make, nós vamos te ajudar com seis dicas para escolher a sua base. Fica ligadinha, diva!
Pense bem no acabamento e cobertura que você quer
Na hora de ir atrás de uma base, já pense antes de chegar na loja qual o tipo que você quer. Se chegar lá e falar “quero uma base muito boa”, não vai adiantar nada. Quer a cobertura alta ou leve? Dá para escolher acabamento matte, natural, iluminado… São muitas opções e cada pessoa prefere uma versão. Então, pense bem nesses fatores antes de pesquisar, ir à loja ou pedir a ajuda de amigas.
Pesquise para descobrir se a base realmente é o que você quer
É normal a gente comprar cosméticos com a indicação de amigas ou de sites. Mas nem sempre a base que fica boa nelas é a que estamos procurando. Se você quer investir em uma boa base, pesquise muito antes de comprar. Olhe no site da marca para ver o acabamento, a cobertura, as substâncias... Ou seja, pesquise tudo para não errar logo de cara.
Experimente a base antes de comprar
Dependendo do lugar em que compramos a base, tem amostras e formas da gente experimentar. Isso é muito importante. Não só a cor pode mudar ao longo do dia. Às vezes temos reações alérgicas ou a base craquela antes do esperado. Por isso, é muito importante testar. Caso a loja ou revendedora não tenha amostra, que tal perguntar para alguma amiga se ela usa e se pode te emprestar.
Teste a cor da base na área do maxilar
É muito difícil acertar na cor da base, mesmo quando a gente testa. Como você já deve ter percebido, a cor do pescoço é diferente da cor do seu rosto. E o próprio rosto tem áreas de diferentes tonalidades. Para descobrir a cor que mais se aproxima do rosto e ainda pode igualar o pescoço, teste o produto na região do maxilar, perto da orelha. Também vale experimentar três tons seguidos, para ver qual deles realmente é melhor para a sua pele.
Olhe a cor da base fora da loja
Você vai ver que muitas vezes escolhemos uma base e, na hora de sair, ela está completamente errada. Não adianta, não existe luz neutra dentro de lugares fechados. Se você quer ter certeza que a cor está certa, passe no rosto todo e saia da loja. Nenhuma luz é melhor que a natural para garantir que escolheu o produto certo.
Que tal ter duas bases para usar por mais tempo?
Quem gosta de tomar sol sabe o drama que é comprar só uma base. No inverno e no verão, a cor da pele fica completamente diferente. E mais, entre o frio e o calor, o bronzeado vai desbotando e o tom muda. Para acabar com esse problema, uma boa dica é comprar duas cores da sua base preferida. Uma do tom mais escuro que a sua pele fica, e também o mais claro. Aí, ao longo do ano, é só ir misturando para encontrar a tonalidade perfeita.