Fique Diva - 7 mitos e verdades sobre cabelo crespo

28/05/2018 / Publicado por Vitória Quirino

7 mitos e verdades sobre cabelo crespo

As crespas estão sempre à procura de novas informações para incrementar sua rotina de cuidados e cada conhecimento é válido para alcançar um cabelo saudável

As crespas estão sempre à procura de novas informações para incrementar sua rotina de cuidados e cada conhecimento é válido para alcançar um cabelo saudável

As donas de cabelos tipo 4 ou 5, e até mesmo as crespas em transição, costumam pesquisar bastante sobre a melhor forma de cuidar dos fios. E para quem curte saber tudo sobre as madeixas crespas, informação nunca é demais, certo, diva? Sempre é possível descobrir uma técnica nova, outra finalização e até mesmo noções a respeito das características desse tipo de curvatura. Quer testar seus conhecimentos sobre o cabelo crespo? Confira essa lista com 7 mitos e verdades!

1. Não é possível desembaraçar cabelos crespos com os dedos

Mito! Os fios crespos são bem finos e facilmente formam nós. Mas isso não significa que é impossível abandonar o pente para a tarefa de desfazê-los. Desembaraçar as madeixas com os dedos evita a quebra e previne a formação dos conhecidos nós de fada, que são bem comuns nos tipos 4 e 5. Vale a pena considerar esse método para deixar seu crespo ainda mais saudável.

2. Os cabelos crespos são os mais ressecados

Mito! Muitas meninas podem estar confusas com o segundo mito. Se você está pensando que a afirmação é verdadeira porque a curvatura mais fechada do cabelo crespo impede os óleos de chegarem até as pontas, saiba que essa é a definição de fios secos, e não ressecados.

As madeixas crespas podem ser naturalmente secas, mas nunca ressecadas. Essa condição indica que algum problema ou dano externo está influenciando a retenção de água na cutícula capilar. E as principais características do ressecamento são frizz, fios quebradiços e com pouca definição.

3. Aplicar bastante creme na finalização deixa os fios crespos mais definidos

Mito! Para alcançar um alto nível de definição ao finalizar, o ideal é apostar em uma rotina de cuidados. Quanto mais saudáveis estiverem seus cachinhos, mais alinhados eles ficarão quando o creme para pentear for aplicado. Dessa forma, não será necessário exagerar na quantidade do produto.

4. O cabelo crespo tem mais frizz do que o cacheado

Verdade! A textura dos tipos 4 e 5 facilitam a formação e o aparecimento do frizz. Mas não precisa se preocupar muito com essa característica. Quando o cabelo crespo está bem hidratado, os fios arrepiados ficam mais contidos e a definição aumenta.

Já as meninas que gostam do frizz e de um bom volumão também podem se beneficiar desse aspecto para estimular ainda mais o black power. Com a ajuda de técnicas de finalização, como a blowout, você consegue fugir do fator encolhimento.

5. O cabelo crespo fica mais volumoso no day after

Verdade! Depois de uma noite de sono, os cachinhos costumam ficar mais soltos e com aparência ainda mais natural. Ao saber dessa informação, você pode controlar volume nos dias iniciais da finalização. Assim, não será necessário revitalizar os cachos tão cedo e a definição ficará intacta por mais tempo.

6. Só o pente garfo consegue dar o volume necessário para o black power

Mito! É claro que o pente garfo é a melhor ferramenta para deixar um cabelo black power bem volumoso. Afinal, ela foi criada para isso. Mas você não precisa do objeto para conseguir o formato ideal no seu crespo.

É possível conseguir o mesmo efeito com um pente largo, basta fazer os movimentos corretos. Posicione os dentes na horizontal e puxe para cima até a metade do comprimento. Faça por todo o cabelo e arrume com os dedos para finalizar.

7. Cabelo crespo não passa do ombro

Mito! O último mito é o que mais preocupa quem procura ter um crespo bem longo. Durante o processo de crescimento, a sensação é de que o comprimento estaciona na altura dos ombros e não evolui mais. Isso acontece por conta do fator encolhimento, que mascara o real tamanho dos tipos 4 e 5. É preciso ter um pouquinho mais de paciência nessa fase e continuar investindo nos tratamentos do seu projeto Rapunzel. Quando você menos esperar os fios crescerão, pode acreditar!

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram