Ser ou não ser cacheada, eis a questão! Quem tem cachos sabe que mantê-los sempre lindos e definidos dá trabalho. A transição capilar é um período difícil e exige paciência para quem alisou e quer voltar a exibir as madeixas naturais. No entanto, ter cabelos lisos e bem cuidados também não é tarefa fácil! Quem quer alisar precisa saber a diferença entre as variadas escovas do mercado e qual delas funciona melhor para o seu tipo. Confira aqui os principais métodos de alisamento e o que diferencia cada um deles.
A escova progressiva não altera a estrutura dos fios
Essa técnica é perfeita para quem quer apenas reduzir o volume dos cacheados ou ondulados, mas sem deixá-los com efeito superliso. Isso porque seus componentes (formol 0,2%, queratina, silicone ou proteína) são selados nos cabelos com a ajuda do secador e da chapinha, sem modificá-los. Para um resultado mais eficiente é preciso ficar três dias sem lavar os fios e evitar prendê-los para não marcar. O tempo de duração é de dois a três meses.
À base de tioglicolato de amônia, a definitiva alisa de vez!
Essa escova, conhecida como “alisamento japonês”, muda totalmente os fios e dura mais do que os outros alisamentos. Mas, apesar do nome, o efeito começa a desaparecer quando os cabelos crescem, porque a raiz surge em sua forma natural. Não é muito indicada pra quem tem madeixas muito crespas, pois pode dar um aspecto de ondas artificiais.
A inteligente ajuda a combater frizz e pontas duplas
Essa também não muda a estrutura dos fios. Com uma duração média de quatro a seis meses, esse tratamento alisa, pois possui uma pequena quantidade de formol, além da queratina, uma proteína que envolve a camada externa dos fios. Seus componentes ficam retidos na fibra do cabelo. Em madeixas cacheadas ou crespas, o produto deixa as ondas mais soltas e definidas.
Escova marroquina: óleo de argan para uma hidratação potente
Sua composição é muito indicada para quem tem cabelos crespos. Seja para alisar ou só para modelar (basta deixar agir por menos tempo), ela não agride os fios e ainda garante uma hidratação power. Pode lavar os fios no mesmo dia, que não altera o resultado. Vale lembrar que, qualquer que seja sua escolha, é sempre bom procurar um profissional na hora de alisar as madeixas.