A vontade de ter um cabelo superliso, com aquele efeito chapado, ainda existe, mas tem diminuído entre as mulheres. A explicação é que esse tipo de alisamento altera de vez a estrutura dos fios, danifica a longo prazo e não é indicado para todas as madeixas. Com isso, quem quer alisar tem procurado alternativas que agridem menos a saúde capilar. Será que elas existem? Saiba quais são as escovas mais indicadas e decida qual delas é melhor para você.
A progressiva tradicional é a mais procurada
É um alisamento de efeito temporário, que reduz o volume dos cacheados e ondulados, dando sedosidade e brilho. O efeito liso dura em média de dois a três meses e aí, depois desse tempo, você vai precisar repetir o procedimento se quiser ver as madeixas alisadas novamente. Não é recomendado um intervalo menor do que esse, pois, dependendo da composição, ela pode aumentar a oleosidade e até enrijecer os fios.
A escova inteligente combate o frizz e as pontas duplas
Esse tratamento alisa e possui em sua composição a queratina, uma proteína que envolve a camada externa dos fios, como uma cápsula. É ótimo para quem tem fios grossos, sejam eles lisos ou enrolados, mas essa escova não altera a sua estrutura. Com uma duração média de quatro a seis meses, a inteligente acaba com o aspecto ressecado e protege os cabelos dos indesejados frizz. Em madeixas cacheadas ou crespas, o produto deixa as ondas mais soltas e definidas.
Tá precisando de uma hidratação potente? Vá de escova marroquina!
Por ter óleo de argan em sua fórmula, o tratamento não agride os fios e ainda deixa as madeixas superhidratadas. Se você deixar a escova agir por menos tempo, ela só modela, então é ideal para quem tem cabelos crespos e cacheados e não quer perder o formato dos cachinhos. Pode lavar no mesmo dia, que não altera o resultado.
Qual delas escolher?
Tudo vai depender do seu objetivo, do seu estilo de vida e por quanto tempo você quer manter os seus fios mais lisos. São tratamentos que não alisam de vez, então o retoque vai variar de acordo com o produto e o crescimento dos seus cabelos. Seja qual for a sua escolha, não esqueça dos cuidados pós-progressiva para manter suas madeixas sempre bonitas.
Saiba como cuidar dos seus cabelos quimicamente tratados
Quando os fios passam por algum procedimento químico, eles tendem a perder um pouco do balanço e do brilho. Para recuperar o movimento das suas madeixas, dê preferência aos shampoos sem sal na lavagem, que são menos agressivos do que os comuns. Não esqueça das hidratações para manter os cabelos sempre saudáveis. O ideal é organizar um cronograma capilar de acordo com as suas necessidades, mas, se estiver sem tempo, o tratamento pode ser feito rapidinho, até mesmo no banho!
Uma boa finalização também faz toda a diferença. Por ter uma textura mais leve do que o creme para pentear, o leave-in mantém os cabelos protegidos dos malefícios do sol, do vento quente do secador e ajuda a dar leveza e balanço às madeixas.