Já se perguntou por onde andam as mechas californianas? Febre nos anos 2000, essa técnica de iluminação andou meio sumida das listas de tendências, mas tudo indica que as californianas estão de volta e mais modernas!
Para quem não conhece, as mechas californianas são inspiradas no visual praiano das surfistas americanas que tinham as madeixas queimadas pelo sol, resultando em pontas iluminadas e raiz escura. Por isso, o visual é perfeito para o verão e também para quem quer iluminar os fios sem precisar ficar 100% loira. Se interessou por essa tendência? Então confira dicas de como apostar nas mechas californianas para o verão 2022!
Mechas californianas: entenda as características desse visual
A principal característica das mechas californianas são as pontas bem iluminadas enquanto a raiz permanece com a sua cor natural. Diferentemente do ombré hair, onde as mechas são feitas em degradê sutil por todo o comprimento dos fios, as californianas são concentradas apenas nas extremidades dos cabelos, além de serem mais grossas e acentuadas.
Por conta disso, elas são relativamente mais fáceis de reproduzir que outras técnicas de iluminação mais complexas. Mas isso não quer dizer que você não deve ter delicadeza e atenção na hora de clarear os fios, viu, diva? É importante espalhar a coloração de forma levemente irregular e assimétrica para deixar o visual mais natural e não criar uma linha horizontal muito marcada nos fios.
Como fazer mechas californianas modernas: dicas de nuances
Para fazer mechas californianas mais atuais e modernas, a escolha da nuance vai fazer toda a diferença. Se antes a tendência era a raiz superescura em contraste com as pontas ultrailuminadas, agora vale apostar em um contraste mais leve, apostando em colorações apenas dois ou três tons mais claras que sua cor natural.
Ou seja, se você tem cabelos pretos, em vez de apostar em mechas californianas loiras, vale investir no castanho claro ou no castanho claro dourado. Já as divas que têm o cabelo castanho escuro ou claro podem apostar no loiro sem medo! As melhores nuances para conquistar um visual mais moderno e natural nesses casos são as com fundo dourado ou acobreado, como o loiro dourado e o loiro mel, que tem o mesmo fundo de clareamento dos cabelos castanhos.
Lembrando que só é possível clarear cabelos naturais, sem acúmulo de tintas. Caso suas madeixas tenham alguma coloração artificial, será necessário fazer a descoloração antes de aplicar a tinta escolhida. É possível descolorir o cabelo em casa? Sim! Mas se for preciso, não hesite em procurar um profissional, diva, pois o excesso de procedimentos químicos pode danificar as madeixas.
É importante cuidar bem dos fios antes e depois das californianas
Para ter cabelos com mechas californianas é preciso cuidar muito bem deles antes e depois da transformação. Como você viu, será necessário clarear as pontas dos fios e, em alguns casos, fazer a descoloração. Por serem a parte mais antiga dos cabelos, as pontas acumulam mais danos, podendo ficar ressecadas, duplas ou espigadas, especialmente após procedimentos químicos.
A dica para evitar esse problema é seguir um cronograma capilar por ao menos quatro semanas antes de pintar o cabelo. As hidratações, nutrições e reconstruções vão deixar os fios mais saudáveis e fortes, ajudando a evitar o ressecamento e a quebra. Depois de fazer as mechas californianas, mantenha o cronograma em dia e adicione um creme de pentear e silicone para cabelo com proteção UV na rotina: eles vão proteger as pontas dos raios solares que podem ressecar e causar manchas nos fios claros.
Outra dica é evitar mergulhos no mar e na piscina, além de reduzir o uso de chapinha, babyliss e secador. Caso use esses modeladores com frequência, sempre aplique um creme de pentear ou silicone com proteção térmica antes da modelagem para preservar o brilho das mechas californianas.