Quando os cabelos pretos estão em processo de desbotamento da cor, por perder o pigmento da coloração, uma característica fica bem evidente: a temida opacidade. A falta de brilho e maciez deixam os fios pretos sem vida, além de destacar qualquer dano que as madeixas tenham, como ressecamento e pontas duplas ou quebradiças. Para solucionar esse problema, que tal retocar o tom e repor alguns nutrientes ao mesmo tempo? O banho de petróleo vai deixar suas madeixas ainda mais pretas, muito mais brilhosas e bem cuidadas. Vem conhecer esse tratamento maravigold, diva!
Entenda como funciona o banho de petróleo
O nome é um pouco diferente e pode assustar, mas o banho de petróleo é bem simples e merece a sua atenção. Esse tratamento é um banho de brilho específico para quem usa as colorações nos tons de preto, castanho escuro ou a nuance castanha com fundo avermelhado. A técnica leva esse nome por conter quina de petróleo entre os ingredientes principais da receita. Esse produto normalmente é vendido em farmácias, ou lojas de cosméticos, e nada mais é do que um óleo que proporciona muito brilho e nutrição para os cabelos.
O banho de petróleo leva apenas três ingredientes: uma caixinha de tonalizante, creme de hidratação na cor branca e a quina de petróleo. O resultado é uma cor uniforme, cabelos sedosos e com bastante brilho. O tom pode durar até dois meses, dependendo de quantas vezes você lava o cabelo na semana.
Acompanhe o passo a passo do banho de petróleo para um cabelo preto azulado
A sugestão é usar o tonalizante no lugar da tinta para realmente tratar o cabelo no processo. Como a coloração permanente tem amônia, o resultado final pode ser comprometido por conta do ressecamento que essa substância causa nos fios. E escolha um hidratante branco para não interferir na cor da mistura. Caso não ache a quina de petróleo, você pode substituir o produto por uma ampola de vitamina A, ou qualquer vitamina de sua preferência. Agora, vamos ao passo a passo:
1° passo: misture em um recipiente o tonalizante, uma colher de sopa de quina de petróleo (ou a ampola de vitaminas), três colheres de sopa do hidratante branco e metade do creme revelador que vem na caixa do seu tonalizante.
2° passo: com os cabelos lavados apenas com shampoo e ainda úmidos, aplique a mistura mecha a mecha, no sentido das pontas para a raiz. Lembre-se de usar as luvas de proteção e uma toalha em volta dos ombros para evitar manchas.
3° passo: aguarde de 20 a 30 minutos para a receita agir e depois enxágue com água fria até que não haja mais resíduos do banho de petróleo nos fios.
4° passo: depois finalize com o condicionador, arrume as madeixas como preferir e seu banho de petróleo estará pronto!