Fique Diva - 10 hábitos saudáveis para ter com o seu cabelo cacheado em 2022

10/03/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

10 hábitos saudáveis para ter com o seu cabelo cacheado em 2022

Procurando dicas de como cuidar dos cabelos cacheados? Veja 10 hábitos saúdáveis para ter com os cachos em 2022 (Foto: Instagram @niathelight)

Procurando dicas de como cuidar dos cabelos cacheados? Veja 10 hábitos saúdáveis para ter com os cachos em 2022 (Foto: Instagram @niathelight)

Fazer pré-shampoo e usar fronha de cetim são hábitos que previnem o ressecamento do cabelo cacheado (Foto: Instagram @ceiramilunasa)

Fazer pré-shampoo e usar fronha de cetim são hábitos que previnem o ressecamento do cabelo cacheado (Foto: Instagram @ceiramilunasa)

Os cuidados com o cabelo cacheado devem incluir um cronograma de hidratação e lavagem a cada 3 dias (Foto: Instagram @malaikaterry)

Os cuidados com o cabelo cacheado devem incluir um cronograma de hidratação e lavagem a cada 3 dias (Foto: Instagram @malaikaterry)

Se você está procurando dicas de como cuidar dos cabelos cacheados, essa lista pode te ajudar a ter uma rotina dos sonhos. Hábitos saudáveis são tudo que o cabelo cacheado precisa para ficar (ainda mais) bonito e cheio de vida. Detalhes como escolher o shampoo pelos ingredientes, não prolongar os day afters e ter sempre um óleo capilar na bolsa podem fazer toda a diferença para quem deseja ter cachos sedosos, macios, bem definidos e com brilho.

Por isso, listamos 10 hábitos saudáveis para ter com o seu cabelo cacheado em 2022, com direito a dicas de produtos e mais. Confira!

1. Faça pré-shampoo antes de lavar o cabelo cacheado

Quem tem cabelos cacheados sabe que os fios com curvatura normalmente são mais secos no comprimento e pontas. Por isso, a lavagem é um momento crítico porque pode retirar ainda mais óleos naturais da fibra capilar e deixar os fios ressecados. Para prevenir esse problema, o pré-shampoo é um hábito que você deve incluir na rotina, diva. Essa técnica consiste em banhar as pontas com um óleo capilar ou máscara (ou até mesmo uma misturinha dos dois) para protegê-las do shampoo.

2. Durma com touca ou fronha de cetim todos os dias

Impossível dar dicas de como cuidar do cabelo cacheado sem falar de proteção noturna, não é mesmo? A fricção com o travesseiro estimula a formação de frizz e os fios perdem hidratação para o tecido da fronha, fazendo com que os cachos amanheçam opacos e sem definição. Usar uma touca ou fronha de cetim para dormir é a melhor solução para esse problema, já que o tecido deslizante causa menos atrito com os fios e não absorve os nutrientes que os produtos de tratamento e finalização que você usou depositaram no cabelo.

3. Lave o cabelo cacheado com shampoo nutritivo

Além de fazer o pré-shampoo, é importante criar o hábito de lavar o cabelo com produtos específicos para o cabelo cacheado. Shampoos com ingredientes hidratantes e nutritivos são os mais indicados, justamente porque fazem uma limpeza mais gentil e previnem o ressecamento dos fios.

Vale experimentar um shampoo para cabelo cacheado rico em óleos vegetais, como o shampoo da linha Cachos do Seu Jeito, que tem óleo de linhaça e manteiga de karité na composição, dois ingredientes que hidratam e nutrem os fios.

4. Tenha sempre um silicone ou óleo capilar na bolsa

O óleo capilar é um dos maiores aliados das cacheadas. Como os fios carecem de oleosidade natural no comprimento e pontas, ele é perfeito para oferecer mais nutrição, controle de frizz e brilho aos fios, além de auxiliar na definição. O mesmo vale para o silicone para cabelo, que pode ser de grande ajuda na hora de combater fios arrepiados, a opacidade e ainda proteger os fios de agressões externas, já que algumas fórmulas contém filtro UV e proteção térmica. 

Um exemplo é o silicone Niely Gold Nutrição Mágica, que combina óleo de coco + abacate para eliminar o frizz, reparar pontas duplas e dar sedosidade e brilho ao cabelo cacheado. Vale ter um sempre na bolsa para reaplicar nas pontinhas dos fios, especialmente se você for se expor ao sol, mar ou piscina.

5. Desembarace os cachos molhados e comece pelas pontas

Você sabe como desembaraçar o cabelo cacheado corretamente? Esse tópico é importantíssimo em uma lista de como cuidar dos cabelos cacheados, já que os fios com curvatura têm algumas especificidades. Não é indicado pentear os cachos secos para não quebrar os fios, nem provocar a perda de definição. O ideal é criar o hábito de desembaraçar os cabelos cacheados molhados ou úmidos, sempre começando das pontas para cima para desfazer os nós com delicadeza e sem arrebentar os fios.

Para facilitar a rotina, você pode desembaraçar as madeixas durante o banho, após a aplicação do condicionador, que vai deixar os fios mais soltos e maleáveis. Ah, e não se esqueça de sempre usar um pente de dentes largos ou uma escova específica para cabelos cacheados, ok, diva?

6. Evite lavar o cabelo cacheado em excesso

O cabelo cacheado não deve ser lavado em excesso e o motivo você já deve estar imaginando qual é: os fios são secos no comprimento e pontas. Sendo assim, o uso excessivo de shampoo pode causar o ressecamento das madeixas, deixando os fios opacos, sem definição e sem vida.

7. Não prolongue o day after por mais de três dias

Lavar o cabelo cacheado em excesso é ruim, mas lavar de menos também é. Embora seja tentador manter aquela finalização maravilhosa que você fez no cabelo por vários dias, não é indicado prolongar os seus day afters por mais que três dias. O acúmulo de produtos de revitalização, além de resíduos de poeira, poluição e suor, podem deixar o couro cabeludo oleoso e causar descamação e odor por conta da proliferação de fungos e bactérias. Por isso, lave as madeixas a cada 2 ou 3 dias.

 

8. Proteja os fios ao secar os cachos com difusor

Secar o cabelo cacheado com difusor é uma ótima forma de dar mais definição aos fios e de acelerar o processo de secagem, que pode ser mais demorado em fios volumosos. Mas é importante não abusar do uso de ferramentas de calor e sempre proteger os fios antes da secagem.

Usar um creme de pentear ou silicone capilar com proteção térmica é um hábito certeiro para evitar ressecamento e frizz excessivo. Outra dica é nunca usar o difusor sobre os cabelos muito molhados: primeiro retire o excesso de umidade com uma toalha ou camiseta de algodão e deixe os fios secarem naturalmente. Quando estiverem quase secos, você finaliza com o difusor de cachos.

9. Trate o cabelo cacheado com máscara toda semana

O cabelo cacheado deve ser tratado com máscara semanalmente para repor os nutrientes que os fios perdem no dia a dia e compensar a carência de oleosidade natural no comprimento e pontas. Use sempre produtos específicos para o seu tipo de cabelo, como a máscara Cachos do Jeito, que une ingredientes hidratantes e nutritivos para deixar os cachos mais sedosos, macios e com brilho.

10. Alterne os produtos usados no cabelo cacheado

Em uma lista com dicas de como cuidar dos cabelos cacheados, o cronograma capilar não pode faltar. Ainda que óleos vegetais sejam ingredientes curinga, há outros nutrientes que são importantes para a saúde dos fios, como as vitaminas e as proteínas. Por isso, é essencial criar o hábito de alternar diferentes produtos na rotina, especialmente máscaras de tratamento, de acordo com as necessidades dos fios no momento. E a melhor forma de fazer isso é seguindo um cronograma capilar para cabelos cacheados onde cada tratamento é feito numa determinada quantidade de vezes por mês.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram