Foi-se o tempo em que a franja estava restrita apenas para quem tinha cabelos lisos. As cacheadas e crespas que quiserem investir no visual também podem usar o modelo sem medo. No entanto, é preciso levar em consideração o formato do fio, já que o caimento é diferenciado. Além disso, é importante saber como finalizar as madeixas para manter o look estiloso e bem cuidado. Saiba todas as dicas aqui no Fique Diva!
Cuidado com o fator encolhimento na hora de cortar a franja cacheada
Seja qual for o seu tipo de cacho, eles tendem a encolher quando estão secos por conta do formato em espiral. Por isso, não dá para cortar os cabelos cacheados e crespos como se eles fossem lisos, que quase não tem alteração de tamanho.
A dica é fazer um corte a seco e sempre um pouco maior do que o esperado. Assim, quando a franja secar, você vai ter a real noção do seu tamanho e, se for preciso, pode apará-la um pouco mais até chegar na altura desejada.
A franja cacheada pode ficar mais ressecada
Nenhum cabelo está livre do ressecamento, porém quem tem fios cacheados e crespos sabe que o problema é bem mais comum. Ao cortar uma franja, esse aspecto pode ficar ainda mais em evidência se não forem tomadas as devidas precauções.
Assim como o restante das madeixas, ela está precisando de hidratação. Pode ser com máscara concentrada ou ainda com receitas caseiras, mas não se esqueça de incluir o tratamento na sua rotina capilar. Outra dica fundamental é fazer umectação com óleos vegetais na sua franjinha. Ele hidrata e também nutre profundamente, deixando seu corte ainda mais bonito e valorizado.
Aposte na fitagem para deixar a franja cacheada mais definida
As variadas técnicas de finalização para os cabelos crespos e cacheados também podem e devem ser feitas na franja. Desse jeito, você consegue definir melhor essa parte mais curta dos fios sem precisar recorrer às ferramentas de calor.
A fitagem é um método muito indicado para quem quer cachos mais marcados na franja. Não tem mistério: basta separar as mechas em fitas e amassar os fios com o creme para pentear ou o produto da sua preferência. Se quiser, também dá para fazer o ritual do COG na franja, mas maneire na quantidade de gelatina para não ressecar os fios, ok?
Os penteados presos ajudam a controlar o bad hair day da franja
Quem tem franja, seja ela cacheada ou lisa, sabe quem não tem jeito. Tem dias em que é difícil controlar a bendita! Em vez de ficar brigando com ela, a melhor saída é investir nos penteados presos e acessórios estilosos.
Não subestime o poder do grampo na hora de arrumar as madeixas. Você pode usá-lo apenas na franja ou ainda para fazer um belo penteado. Tiaras, turbantes e lenços também são ótimas alternativas para driblar o bad hair day.