Sabe aquela brincadeira de que quem alisa o cabelo não pode pegar chuva para o fio não encolher? Pois as cacheadas e crespas também não estão livres dos dias chuvosos não! Tudo bem, as madeixas podem até não encolher, mas os cachos podem ficar mais ressecados, indefinidos e cheios de frizz. Isso acontece com você? Então vem com a gente para saber como mudar essa situação!
O guarda-chuva é seu melhor amigo, faça chuva ou faça sol!
Às vezes, está um dia lindo, com um sol brilhando no céu, mas, do nada, cai aquele temporal que detona qualquer visual. Isso é muito comum no verão, mas as outras estações também têm seus dias em que a chuva não perdoa.
Na dúvida, é bom sempre ter um guarda-chuva na bolsa, mesmo que esteja um sol de rachar. Se não quiser ter peso extra na bolsa, já deixe um acessório reservado no trabalho. Assim, mesmo que você fique ensopada ao chegar em casa, pelo menos o cabelo que você modelou com tanto carinho fica protegido.
Aposte na finalização e seque os cabelos antes de sair de casa
Se, antes de sair de casa, a chuva já está caindo lá fora, a melhor dica é não sair com o cabelo molhado. Além de prevenir gripes e resfriado, você não corre o risco de ficar com os cachos elétricos ao encarar a umidade. Por isso, seque as madeixas e, se precisar, leve um silicone com você, para diminuir o frizz e ajeitar os fios.
Outra dica é caprichar na finalização nos dias chuvosos. Isso porque o vento, a água e, de novo, a umidade tiram a definição e o volume dos crespos e cacheados. Então, você pode texturizar os fios ou ainda usar e abusar dos finalizadores mais potentes para segurar o formato dos seus cachos por mais tempo.
Os acessórios e os penteados presos mantém os cachos no lugar
Os seus cabelos não acordaram de bom humor e você prefere não piorar a situação na chuva? Então invista nos acessórios para disfarçar o bad hair day. Lenços, presilhas, elásticos e grampos ajudam muito a deixar os cachos no lugar, sem tirar a definição dos fios.
Além disso, tem um monte de penteado preso superfácil de fazer, para você não ficar preocupada em ajeitar as madeixas toda hora. Coques, rabos de cavalo e tranças variam o look do dia e você fica longe do frizz e do ressecamento. Sabe aquele silicone que guardou na bolsa? Ele te ajuda se os fios ficarem mais rebeldes!
Você conhece a hidratação com glicerina?
Mesmo que você não tenha compromisso ou trabalho fora de casa, aproveite o tempo chuvoso para usar glicerina nos cabelos. Além de deixar os fios hidratados e com cachos bem definidos, o produto só pode ser usado com o tempo úmido, ou seja, é desculpa perfeita para cuidar das madeixas.
No entanto, se você usa tonalizante, tome cuidado, porque a glicerina age na cutícula do fio e desbota a cor. Para quem usa coloração permanente, o produto está liberado, mas é bom aguardar uns dias depois de pintar antes de usar a glicerina nos cabelos.