Muitas cacheadas e crespas sonham em ter um cabelão digno de Rapunzel, mas, ao mesmo tempo, existe um medo de que os cachos percam a definição depois que crescerem. Essa dúvida é bem pertinente, já que as madeixas tendem a pesar, diminuindo o formato e o volume. Na verdade, isso depende mais do tipo de fio do que do comprimento. Porém, se esse for o seu caso, o Fique Diva tem algumas dicas para te ajudar a recuperar os cachos. Confira!
Os cachos mais abertos e mais grossos podem ficar mais pesados e sem definição
Os cabelos cacheados e crespos são classificados de acordo com a curvatura dos cachos, que podem ser mais abertos ou mais fechados. Em alguns casos, como o tipo 4C, eles podem nem aparecer. E não é só isso: seja qual for a curvatura, os fios podem ser mais grossos ou bem fininhos.
Tudo isso influencia na definição dos cabelos cacheados e crespos, já que, quanto mais aberto ele for, mais indefinido ele pode ficar. Além disso, se o fio for mais grosso, ele tende a perder o movimento se ficar muito comprido.
Não deixe de cortar o cabelo a cada três meses
Para que os cachos não percam o balanço, o volume e a definição, a primeira dica é cortar os cabelos. Não precisa ser um corte radical, é claro, ainda mais se a sua intenção é ostentar um cabelão. Mas não deixe de aparar as pontas a cada três meses.
Além de fortalecer os cachos, o corte regular elimina as pontas duplas, que causam a sensação de que as madeixas pararam de crescer. Outra vantagem é que, dependendo do corte, os fios ficam mais volumosos, com mais movimento e ainda mais definidos.
Monte um cronograma capilar para cuidar dos fios
Os cabelos cacheados e crespos são mais ressecados, o que pode deixá-los com mais frizz. Por isso, se você curte definição, precisa investir nos tratamentos que minimizem esse ressecamento. Não deixe de montar um cronograma capilar que atenda às suas necessidades.
A hidratação é o básico, mas a nutrição é perfeita para manter os cachos bem mais definidos. A reconstrução também deixa o cabelo cacheado mais encorpado, por isso o tratamento com a queratina líquida é muito indicado. E não se assuste se, após a reconstrução, os fios estiverem mais lisos, pois o efeito é temporário e sai logo na primeira lavagem.
As técnicas de texturização deixam os cachos mais definidos
Para modelar os cachos no dia a dia, as técnicas de texturização são infalíveis. A fitagem, uma das mais famosas, pode ser feita no banho mesmo com o condicionador. Fácil, não é mesmo? Outro método mais incrementado e que dá muito certo é o ritual do COG, que mistura creme para pentear, óleo e gelatina. Mas a dica é testar variadas formas de finalizar para saber a que funciona para você.
O jeito como você seca as madeixas também influencia bastante na definição dos cachinhos, principalmente no day after. Por isso, nada de esfregar a toalha comum nos cabelos para não deixá-los indefinidos. Seque os fios com uma toalha de algodão ou mesmo uma camisa velha. Quer mais? A peneira é uma alternativa barata que substitui o difusor e ainda define os cachos. Faça o teste!