O cabelo cacheado platinado é um visual e tanto e todo mundo concorda com isso. Mas quando você decide apostar no look, sabe que é preciso tomar alguns cuidados com os fios para deixar as madeixas saudáveis e a cor bonita, certo? E isso não deve acontecer só por causa da coloração: os cabelos cacheados podem ser mais sensíveis aos processos químicos e até perder a forma se a transformação não tiver um bom resultado. Por isso, alguns cuidados são essenciais para que você consiga alcançar o loiro platinado nos fios de forma saudável e segura — e eles não param por aí: também são necessários depois da mudança de cor. Confira, aqui embaixo, tudo o que você precisa fazer pré e pós mudança de cor.
Antes de ficar com o cabelo cacheado platinado, ele precisa estar saudável
Para descolorir as madeixas é fundamental ter certeza que os seus cachos fortes o suficientes para aguentar o processo. A descoloração, assim como qualquer química, altera a estrutura dos fios e, se eles não estiverem saudáveis, podem ficar permanentemente danificados. Ou seja, uma ou duas semanas antes da mudança de cor, você precisa caprichar na hidratação e fazer pelo menos uma reconstrução capilar para garantir a preparação correta dos fios.
Ver essa foto no Instagram
A reconstrução capilar é a melhor amiga do cabelo cacheado platinado
No processo de deixar o seu cabelo no tom claríssimo que é desejado, a descoloração retira o pigmento natural dos fios. Por isso, a química pode deixar os cachos mais frágeis e com menos massa, o que provoca o efeito elástico e fragilizado. Para equilibrar esse possível resultado e evitar a quebra dos fios, a reconstrução capilar é um cuidado indispensável para o cabelo cacheado platinado. Ela pode ser feita com uma máscara de tratamento ou com a queratina líquida. A reposição da queratina repara os danos causados pela descoloração e fortalece a fibra capilar de dentro para fora.
Aposte na umectação com óleo de coco para recuperar o brilho do cabelo cacheado platinado
A umectação é um dos tratamentos queridinhos das cacheadas e crespas e devolve os nutrientes pedidos pelos fios, seja em químicas ou nos danos do dia a dia. Depois de platinar o cabelo cacheado, ele pode ficar bem ressecado e sem vida. Por isso, é fundamental apostar na umectação para recuperar o brilho dos seus cachos e deixá-los super macios, é claro. O óleo de coco é o produto perfeito para fazer isso e pode ser usado na umectação uma vez por semana.
Ver essa foto no Instagram
Monte um cronograma capilar para cabelos platinados
O cronograma capilar é um grande aliado das cacheadas para manter os fios bonitos e saudáveis. Você, provavelmente, já segue um para manter os tratamentos em dia, certo? Quer saber como alterar o cronograma capilar para cuidar do cabelo platinado? Confira quais tratamentos incluir:
1ª semana: hidratação - reconstrução - nutrição
2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
3ª semana: hidratação - reconstrução - nutrição
4ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
Dica de diva: se o seu cabelo estiver muito danificado depois da descoloração, você pode fazer a reconstrução capilar semanalmente (é só colocar no lugar de uma hidratação na segunda semana e de uma nutrição na quarta). Mas fique atenta: depois que o fio se recuperar, o intervalo mínimo precisa ser de duas semanas.
Além disso, não esqueça de incluir o shampoo desamarelador nas lavagens. Ele pode ser usado uma vez por semana e ajuda a evitar que os cabelos platinados fiquem amarelados.