Fique Diva - Cabelo castanho escuro: como alcançar o tom e manter a cor sempre brilhosa?

10/06/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Cabelo castanho escuro: como alcançar o tom e manter a cor sempre brilhosa?

Quer ter o cabelo castanho escuro? Saiba como alcançar a cor e mantê-la sempre brilhosa (Foto: Instagram @natalieannehair)

Quer ter o cabelo castanho escuro? Saiba como alcançar a cor e mantê-la sempre brilhosa (Foto: Instagram @natalieannehair)

Para manter o cabelo castanho esucro sempre brilho é importante hidratar e proteger as madeixas dos raios UV. (Foto: Instagram @ixamxr)

Para manter o cabelo castanho esucro sempre brilho é importante hidratar e proteger as madeixas dos raios UV. (Foto: Instagram @ixamxr)

O cabelo castanho escuro é uma das nuances mais fáceis de alcançar em casa. (Foto: Instagram @dacey_cash)

O cabelo castanho escuro é uma das nuances mais fáceis de alcançar em casa. (Foto: Instagram @dacey_cash)

O cabelo castanho escuro nunca sai de moda. Essa nuance super clássica e elegante é perfeita para as divas que gostam de madeixas discretas e fáceis de manter sem abrir mão da beleza. Também é uma boa pedida para quem está com os cabelos claros há muito tempo e resolveu dar uma repaginada total no visual. Se você está pensando em adotar essa coloração, confira nossas dicas de como alcançar o cabelo castanho escuro a partir de diferentes tons de base e como manter a cor sempre impecável.

Como alcançar o cabelo castanho escuro saindo do preto ou outros tons de castanho

Um dos principais benefícios do cabelo castanho escuro é ser uma nuance fácil de alcançar em quase todos os tons de base. Para quem tem os cabelos pretos naturais, basta fazer a aplicação de uma tinta castanho escuro com amônia na composição, que têm um maior poder de clareamento que os tonalizantes. Já quem tem os cabelos castanhos naturais pode fazer a transformação tanto com a coloração permanente, caso queira um resultado mais duradouro, quanto com tonalizantes, caso esteja a fim de uma mudança passageira.

Por outro lado, quem tem cabelos previamente coloridos com tinta preta pode precisar remover os pigmentos dos fios com descoloração ou decapagem, já que uma tinta não tem poder de clarear a outra. Mas o indicado é fazer esses procedimentos com um profissional, ok diva?

Do loiro para o cabelo castanho escuro: como escurecer os cabelos com segurança

Escurecer os cabelos é relativamente mais fácil do que clarear. Por isso, se você quer sair do loiro para o castanho escuro não deve ter dificuldade para fazer o procedimento em casa, seja com uma coloração permanente ou com um tonalizante. Principalmente se você estiver saindo de loiros não muito claros, como o loiro escuro, médio ou o loiro mel, por exemplo. 

Porém, as divas que têm cabelos loiros claríssimos e querem adotar o cabelo castanho escuro talvez precisem fazer a transformação em duas etapas: primeiro tonalizando as madeixas com alguma nuance de fundo alaranjado e só depois aplicando a tinta castanho escuro. O motivo para isso é bem simples: escurecer cabelos muito claros de uma vez só pode manchá-los e dar um resultado de cor indesejado, já que os fios estão praticamente sem nenhum pigmento. Para evitar esse probleminha é importante pré-pigmentar as madeixas antes.

Uma dica para antes da transformação é fazer a simulação virtual de como você vai ficar com o cabelo castanho usando a ferramenta Teste Sua Cor, de Niely Gold. São mais de 40 nuances de Cor&Ton para experimentar, incluindo 10 tons de castanho para escolher o que mais combina com você e sua nova fase morena!

Do vermelho para o castanho escuro: transformação é simples de fazer em casa

Sair do cabelo vermelho para o cabelo castanho escuro é quase tão simples quanto alcançar a cor em cabelos pretos ou castanhos naturais, especialmente se o seu cabelo estiver em um tom de vermelho escuro. Tudo que você vai precisar é de uma tinta com amônia para aplicar sobre as madeixas e está feita a transformação. Apenas certifique-se de que seus cabelos estão bem saudáveis e resistentes, já que para alcançar alguns tons de vermelho muitas divas fazem a descoloração, que é um processo bem intenso para os fios. 

Como cuidar dos cabelos castanhos escuros: dica para manter a cor sempre brilhosa

Os cabelos castanhos escuros são fáceis de manter, pois não precisam de retoques frequentes nem mancham com facilidade. Mas isso não significa que você não vai precisar ter alguns cuidados no dia a dia, porque, assim como os pretos e os vermelhos, o castanho escuro também pode desbotar, ainda mais se for muito exposto ao sol ou a ferramentas de calor, como secador e chapinha.

Nas lavagens, procure usar shampoos altamente hidratantes e nutritivos, com óleos vegetais na composição. Eles fazem uma limpeza menos adstringente e ajudam a preservar os pigmentos da coloração por mais tempo. Falando em hidratação e nutrição, esses dois tratamentos não podem faltar na rotina de quem tem cabelos coloridos, porque ajudam a evitar o ressecamento e a perda de brilho. Faça uma hidratação e uma nutrição por semana e deixe a reconstrução para uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês, de acordo com o estado de saúde das suas madeixas.

Como é importante proteger a coloração do sol e outras fontes de calor, ter um bom creme de pentear com filtro UV e proteção térmica para aplicar nas madeixas depois dos tratamentos é essencial. A nossa dica é a creme de pentear Hidratação Milagrosa, de Niely Gold, que além desses benefícios ainda deixa os cabelos super hidratados e brilhosos graças a fórmula com água de coco e extrato de babosa. Quando necessário, você pode dar um banho de brilho com tonalizante para revitalizar a cor do seu cabelo castanho escuro.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram