Fique Diva - Cabelo com alta porosidade: como tratar os fios + dicas de cuidados para recuperar a saúde capilar

10/04/2019 / Publicado por Vitória Quirino

Cabelo com alta porosidade: como tratar os fios + dicas de cuidados para recuperar a saúde capilar

A alta porosidade nos fios pode gerar problemas graves e acabar causando a temida quebra! Para combater isso, invista pesado na reconstrução com a queratina líquida

A alta porosidade nos fios pode gerar problemas graves e acabar causando a temida quebra! Para combater isso, invista pesado na reconstrução com a queratina líquida

A porosidade capilar é uma parte muito importante do fio, pois ela influencia diretamente em como as suas madeixas vão reagir aos tratamentos. E são as cutículas do seu fio que definem se o nível de porosidade está alto, moderado ou baixo. O ideal é manter essa característica sempre na categoria média ou moderada, pois isso significa que os cabelos estão com as cutículas abertas na medida certa e são considerados saudáveis. Já no caso da baixa porosidade, as cutículas ficam tão fechadas que os nutrientes dos tratamentos não conseguem penetrar nos fios. E a alta porosidade indica que as cutículas estão muito abertas, ressecadas e sem a capacidade de reter os nutrientes por muito tempo.

Saber identificar o nível de porosidade é o primeiro passo

Se você está em uma fase de troca constante de produtos em busca de um bom resultado, o problema pode ser os seus fios. Como já foi explicado anteriormente, a porosidade pode influenciar diretamente no resultado das suas máscaras de tratamento. E antes de tentar combater qualquer problema relacionado às suas cutículas capilares, é preciso saber identificar o nível de porosidade que está atingindo suas madeixas.

Para isso você pode investir no famoso teste de porosidade, feito com a ajuda de um copo d’água, ou apenas usar a sua percepção do comportamento do seu cabelo. Parece complicado, mas é bem simples e nós vamos te explicar. Meninas que investem em procedimentos químicos, como relaxamento, colorações, clareamentos e permanentes, devem ficar de olho na alta porosidade que esses processos causam nos fios. Já quem opta pelas progressivas, pode sofrer com a baixa porosidade por conta da selagem das cutículas.

Invista na reconstrução para recuperar a saúde dos seus fios

Mas não pense que só a química é responsável pela alta porosidade. Hábitos comuns como ir à praia ou à piscina, e até mesmo a exposição solar, também podem estimular que as cutículas fiquem abertas demais. E para combater isso, a dica é investir pesado na reconstrução. Esse tratamento vai ajudar na reposição de massa capilar e a reduzir os danos mais profundos nas madeixas.

A queratina líquida garante um resultado imediato nos cabelos porosos

Se os seus danos forem muito profundos, dos tipos que causam quebra ou fios elásticos, a dica é partir direto para a queratina líquida. Ela vai agir com eficácia nas madeixas em apenas poucos minutos, garantindo um resultado quase imediato. Aproveite para incluir esse produto na sua rotina de cuidados e lembre-se de diminuir a frequência de uso após recuperar a saúde dos fios e se livrar de vez da alta porosidade.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram