Fique Diva - Fez luzes no cabelo para o verão? Aprenda a cuidar das mechas e manter os fios iluminados e saudáveis

17/01/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Fez luzes no cabelo para o verão? Aprenda a cuidar das mechas e manter os fios iluminados e saudáveis

Cuidar das luzes no cabelo no verão é essencial para manter o brilho e a saúde dos fios. Veja dicas (@edenfines)

Cuidar das luzes no cabelo no verão é essencial para manter o brilho e a saúde dos fios. Veja dicas (@edenfines)

O cabelo com luzes no verão deve ser protegido do sol com produtos com filtro UV (Foto: Instagram @hairby_chrissy)

O cabelo com luzes no verão deve ser protegido do sol com produtos com filtro UV (Foto: Instagram @hairby_chrissy)

Quem fez luzes no cabelo para o verão precisa adotar um rotina de cuidados antiressecamento e fortalecedora (Foto: Instagram @emeliebattah)

Quem fez luzes no cabelo para o verão precisa adotar um rotina de cuidados antiressecamento e fortalecedora (Foto: Instagram @emeliebattah)

Fazer luzes no cabelo para o verão é uma tendência no mundo inteiro. Afinal, nada tem mais a cara da estação ensolarada que mechas iluminadas e vibrantes. Mas o combo de sol, mar e piscina pode trazer alguns danos para os fios claros, como ressecamento e o famoso aspecto de palha, e quebra. Por isso, alguns cuidados e produtos específicos para cabelos com química são essenciais para manter o brilho do visual morena iluminada no verão. Quer saber como manter a cor e saúde do cabelo com luzes nessa estação? Anote as dicas!

Quem fez luzes no cabelo para o verão precisa de um tratamento pós-química na rotina

Depois de fazer luzes no cabelo para o verão, os fios vão precisar de tratamentos específicos para cabelos com química. A razão para isso é muito simples, diva: as colorações possuem agentes clareadores que abrem as cutículas dos cabelos e podem deixá-los sensibilizados e carentes de nutrientes importantes como as proteínas. E como o verão é uma época que pode estimular danos como o ressecamento e a quebra, a sensibilidade dos fios pode aumentar, resultando em madeixas enfraquecidas e sem brilho.

É aí que entram os produtos para cabelos quimicamente tratados. Geralmente, linhas de tratamento voltadas para fios sensibilizados são ricas em proteínas que ajudam a recuperar a força dos fios, deixando-os mais resistentes e prevenindo a quebra. A combinação das proteínas com algum ingrediente nutritivo, como óleos vegetais, é certeira, pois ajuda a selar as cutículas, selando os nutrientes no interior dos fios e promovendo mais brilho.

Como não pode faltar, a nossa dica de diva para quem ficou morena iluminada nesse verão é a linha Pós-Química Poderoso, de Niely, que combina a carga de proteínas com o óleo de argan para fazer aquela reconstrução potente em cabelos com coloração. Os dois ingredientes estão na linha completa, que conta com shampoo e condicionador, máscara, creme de pentear e silicone para restaurar os fios em todas as etapas.

A hidratação e a nutrição complementam o cronograma do cabelo com luzes no verão

Além da reconstrução, que não deve ser feita em excesso, a hidratação e a nutrição são dois tratamento essenciais para cuidar das luzes no cabelo durante o verão. Como os fios tendem a ficar mais ressecados nessa época por conta da maior incidência solar, esses dois tratamentos vão ser dois grandes aliados para repor água e lipídios na fibra capilar, evitando aquele aspecto de palha que é muito comum após horas no sol e mergulhos no mar e piscina.

Cabelos bem hidratados e nutridos também conseguem preservar a coloração por mais tempo, já que as cutículas dos fios, que protegem os pigmentos da coloração, tendem a ficar mais alinhadas. Por isso, não deixe de hidratar e nutrir as madeixas regularmente se você quer manter as mechas loiras bem iluminadas e brilhosas o verão inteiro.

Usar um creme de pentear com filtro UV auxilia a prevenir o ressecamento das luzes

Impossível falar de verão sem falar de filtro UV, não é, diva? E sim, existem produtos para cabelo que oferecem proteção solar! Mais comum em cremes de pentear e outros finalizadores, o filtro UV cria uma película protetora ao redor dos fios, ajudando a prevenir a oxidação causada pelo sol que causa a perda de brilho, manchas nos cabelos, frizz e ressecamento. Ou seja, é fundamental para quem fez luzes no cabelo nesta estação. Por isso, aplique sempre que for se expor ao sol.

Proteger as luzes no cabelo antes de entrar no mar ou piscina também é essencial para a saúde dos fios

Água de mar e piscina também são os inimigos número um dos cabelos com luzes porque podem causar manchas esverdeadas e alaranjadas em contato com os pigmentos amarelados, além de ressecar as madeixas. O ideal é que quem tem madeixas com mechas evite ao máximo mergulhar.

Caso queira dar um mergulho, a dica para proteger as luzes no cabelo é aplicar um finalizador, que pode ser o seu creme de pentear ou um silicone capilar, sobre os fios antes e depois de entrar na água. Isso vai ajudar a manter os fios hidratados e reduzir os efeitos nocivos do sal e do cloro sobre os fios.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram