Ao olhar um cabelo crespo poderoso e cheio de volume, é automático pensar o quanto ele deve ser forte e grosso por causa da textura dos fios. Porém, nem sempre isso é verdadeiro. As madeixas do tipo 4 geralmente são mais finas e, consequentemente, quebram com mais facilidade. Por isso, é importante saber cuidar bem do seu crespo, seja for a espessura. Confira as dicas!
Falta de definição não significa cabelo mais grosso
Os cabelos crespos, em especial os do tipo 4C, são mais difíceis de definir. Isso não é um problema, afinal, quanto menos definido, mais volumoso ele fica. O problema é todo esse volume causa a impressão de que o cabelo é grosso e muito resistente, até mesmo para quem é a dona das madeixas.
No entanto, isso não é verdade absoluta. O cabelo crespo pode sim ser grosso, mas, no geral, ele costuma ser até mesmo mais fino do que os demais. Quando não é bem cuidado, quebra com mais facilidade e perde a força para crescer mais rápido e mais saudável.
Cabelo crespo precisa de muita nutrição!
A hidratação é importante para todos os tipos de cabelo e precisa fazer parte da rotina de beleza, porém, quando se trata de cabelo crespo, a nutrição é o tratamento mais importante de todos.
Isso porque, devido à textura do crespo, a oleosidade tem muita dificuldade de percorrer livremente da raiz às pontas e, com isso, os fios ficam bem mais ressecados. Nesse caso, a dica é investir em umectações com óleos vegetais, além de receitas caseiras e máscaras nutritivas para repor esses nutrientes.
Posso clarear meu cabelo crespo?
Por ser mais fino, o cabelo crespo tende a clarear com facilidade - e você pode sim fazer o que bem entender com as suas madeixas. Em compensação, por ser mais ressecado, a química agride os fios além da conta.
Por isso, tenha muita cautela ao clarear os seus fios. Monte um cronograma capilar adequado para preparar o seu crespo para a descoloração e mantenha os cuidados após o procedimento químico. Além disso, é importante usar produtos específicos para manter a saúde e a cor dos fios, evitando assim retoques muito frequentes.
A finalização certa valoriza o seu cabelo crespo
Não precisa se desesperar se o seu cabelo crespo for muito fino ou muito grosso e você não souber como arrumá-lo no dia a dia. O truque é testar diferentes técnicas de finalização para saber aquela que funciona para você.
Se a pedida for mais definição, esqueça o mito de que nos fios crespos não dá certo. Pode ser mais difícil, mas não é impossível. Aposte no poder dos óleos e da gelatina para conseguir mais ondas. Caso a ideia seja dar volume máximo, você só precisa de um pente garfo. E fique bem diva com o seu black power natural!