A estação mais quente do ano pode atingir e causar danos nas suas madeixas. Principalmente em cabelos crespos os efeitos do sol, água do mar e piscina podem agir deixando um aspecto ressecado, áspero, sem definição e com pontas quebradiças. Mas chega de esperar o verão passar para recuperar seus fios, diva! Que tal prevenir o estrago causado pela estação com alguns cuidados simples? Com certeza vai ser bem mais fácil que resolver o problema depois. Então vem com a gente acompanhar essas 5 dicas!
Lave os fios com água corrente após o banho de mar ou piscina
A água salgada ou com cloro causa um ressecamento quase instantâneo nos fios e deixar que eles sequem no cabelo é um dos piores erros para a sua saúde capilar. A melhor alternativa para evitar que isso aconteça é lavar seu crespo com água doce assim que sair do mar ou da piscina. Nas praias, vale a pena procurar um chuveirão, mas para se prevenir, leve uma garrafa com água, pode ser da torneira mesmo. Outra alternativa para evitar que o sal e o cloro sequem nas madeixas é aplicar uma boa quantidade de creme, assim o fator ressecamento será diminuído até que você consiga limpar o cabelo.
É o momento perfeito para começar o cronograma capilar
Uma boa opção para manter o cabelo crespo no verão é apostar no cronograma capilar para proteger os cachos e repor nutrientes perdidos durante o dia. No verão é quase impossível manter o day after por muito tempo e você pode aproveitar as lavagens a mais para fazer um cronograma completo, com hidratação nutrição e reconstrução. E aproveite para intensificar os tratamentos com óleos e cremes nutritivos, pois é a maneira perfeita de manter um visual de fios bem cuidados e com brilho natural.
Evite o ressecamento usando produtos com proteção solar
Além de atingir a pele, os raios solares também causam envelhecimento do cabelo, deixando os fios elásticos e sem brilho. Por isso, evite clarear as pontas do seu crespo no sol porque essa prática não é saudável. Para se proteger desses danos você deve recorrer a um velho conhecido, o protetor de raios UV. Mas, não é para ir passar protetor solar no cabelo! Sabendo da necessidade de proteção solar algumas marcas já investiram em produtos capilares que possuem filtro UV e pode ter certeza que vai valer a pena fazer esse investimento, seu crespo vai agradecer.
Aposente seu secador na estação mais quente do ano
É comum que as crespas e cacheadas recorram aos secadores para remover a umidade dos fios depois da finalização, mas o verão é perfeito para deixar seu cabelo respirar e descansar das altas temperaturas da ferramenta de calor. Por ser a estação mais quente do ano, os cabelos não tem tanta dificuldade em secarem ao natural e essa pode ser a melhor decisão para saúde capilar.
Os óleos vão ser a sua salvação para um visual bem cuidado
Os banhos de óleo são essenciais para os cabelos do tipo 4 e no verão isso não é diferente. As umectações vão trazer um ar de madeixas bem cuidadas e um brilho natural, combatendo o ressecamento. As opções de uso são inúmeras e você pode utilizar quantas quiser dentro de uma mesma rotina capilar, desde o pré-poo para proteger os fios das lavagens constantes, a adição dos óleos vegetais nos cremes para intensificar o tratamento, o uso dos óleos em técnicas de finalização para criar uma película protetora e até mesmo como reparador para cuidar do aspecto das pontas.